5 motivos para manter-se atualizado em automação do controle dimensional

Com o avanço tecnológico, cada vez mais se faz necessário que profissionais e empresas busquem aperfeiçoamento e atualização. No caso da automação do controle dimensional, esse aprimoramento é ainda mais importante, uma vez que a necessidade de um conhecimento aprofundado acaba servindo de peneira para o mercado e dando espaço exatamente àqueles que conseguem acompanhar essa evolução.

A automação do controle dimensional representa uma racionalização da mão de obra, por significar a própria viabilização econômica e técnica da medição e por minimizar erros na indústria metalmecânica.

Trazemos, a seguir, cinco motivos que mostram a importância de manter-se atualizado quanto à automação do controle dimensional e também mais informações sobre a sua aplicação. Confira!

1- Redução de erros
Tendo um processo automatizado e não mais manual, diminui-se o retrabalho, como explica o supervisor dos laboratórios da UniSociesc, de Santa Catarina, Marcelo Santos. “Quando se desenvolve um produto, ele tem várias peças que formam um conjunto. Se uma delas estiver fora do dimensional, leva-se mais tempo para acabar este trabalho”, comenta.

O professor do curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Leandro Tagliari, reforça essa tese enfatizando que o equipamento automatizado tem uma qualidade de medição exata. “Não há como cair no erro do olho humano. Sem a automação, dependendo do ângulo em que estiver determinado objeto, pode haver um erro ao dimensioná-lo e, consequentemente, um comprometimento de processo”, comenta.

Dessa forma, a automação do controle dimensional proporciona redução de erros e retrabalho, tornando as peças precisas e adequadas a sua função.

2 – Rapidez nos processos
Esse é um dos grandes benefícios para a indústria metalmecânica, como explica o professor Tagliari. “Imagina medir um equipamento que tenha de 10 a 12 casas depois da vírgula de forma manual. Com os produtos a laser, há uma leitura, o que gera um ganho significativo em agilidade”, explica.

Assim, a automação do controle dimensional traz agilidade e rapidez ajudando a tornar os processos da indústria metalmecânica economicamente viáveis e mais assertivos.

3 – Soluções de problemas complexos
Com a automação, as soluções são mais rápidas e fáceis, pois a tecnologia auxilia no processo e na minimização dos erros, atuando, sobretudo, na resolução de problemas complexos. Como diz o especialista da Universidade de Santa Catarina, “a inserção da robótica nos processos permite um ajuste melhor das peças e que não se ‘mate’ matéria-prima, devido a uma medição eficaz promovida pela automação”, comenta.

Isso, claro, é capaz de acontecer se o profissional e as empresas realmente acompanharem a evolução tecnológica e fizerem capacitações junto a fabricantes ou centros de pesquisa que os permitam visualizar as melhores soluções adquiridas por uma vivência acadêmica e de mercado.

Dessa forma, a automação do controle dimensional auxilia na medição técnica, favorecendo a resolução de problemas complexos de aquisição e processamento dos dados.

4 – Grande volume em pouco tempo
Com a automação do controle dimensional, é possível produzir mais em menos tempo. Ela ajuda a viabilizar a manipulação de grande volume em um curto intervalo, de modo a produzir informações quanto ao andamento do processo produtivo de forma instantânea.

O especialista da Universidade de Passo Fundo dá um exemplo claro disso. “Um relatório que manualmente se leva três horas para fazer, no processo automatizado leva 30 minutos. Uma economia de tempo e dinheiro. Supondo, que a hora do profissional seja de R$ 300, ele faz o relatório e ainda pode começar outro processo”,enfatiza.

5 – Controle de qualidade em tempo real
A automatização deu às peças qualidade no acabamento. Antes, ele era inferior, muitas vezes sem precisão, sobretudo pela dificuldade, sem ajuda da tecnologia para contar 10 ou 12 casas decimais manualmente. Santos dá um exemplo muito claro disso, a produção das luzes do farol de um carro: “ hoje, elas têm cores mais distintas, antes esse processo estava mais suscetível a um erro humano. Quando se automatiza e padroniza há um melhor funcionamento do processo industrial”, conclui.

Manter-se atualizado quanto à automação do controle dimensional proporciona diversos benefícios à rotina dos colaboradores e ao resultado entregue pela indústria metal-mecânica.

Você já conhecia as vantagens da automação do controle dimensional? Acompanhe nosso canal de conteúdo e fique por dentro do que acontece no setor industrial. 

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *