Manter a infraestrutura de sistemas de gestão industrial dói bastante no bolso de todo gestor, especialmente em empresas de pequeno e médio portes. É necessário destinar uma boa parte do orçamento anual para pagamento de licença, servidor, profissional para controlar o servidor e todas as necessidades para ter um ambiente de suporte. No entanto, a assinatura de software desponta como uma opção bem mais acessível por tornar todo esse mecanismo bem mais enxuto.

A assinatura de um software de gestão industrial permite acessar o serviço de qualquer computador em qualquer lugar, através da internet, pois ele não está instalado no computador. Dessa maneira, o fornecedor acaba sendo responsável pelo provedor do serviço, eliminando da indústria a necessidade de equipamento próprio, independentemente do tamanho da equipe que acessa o software de gestão industrial.

Licença x assinatura de software de gestão industrial

“Assinatura de serviço ao invés de aquisição de licença é uma sacada muito importante para pequenas e médias indústrias. Com a assinatura, é pago um valor mensal e a empresa tem todo o ambiente na nuvem”, afirma Angela Gheller Telles, diretora dos Segmentos de Manufatura e Logística da TOTVS.

Vale lembrar que num processo normal, a aquisição de licenças de sistemas de gestão industrial é feita individualmente. “Para cada solução tem de desembolsar um valor para licença e um valor para implantação, como módulo de exportação, ERP e APS.” A assinatura deixa tudo isso à disposição, tendo só de pagar a implantação de acordo com a necessidade de cada empresa.

Software de gestão evita a perda de clientes

Uma aplicação da Carol, solução de Inteligência Artificial da TOTVS, chamada Diagnóstico de Vendas funciona como um motor de análise de dados que capta 10 anos do histórico de vendas da empresa e começa a traçar o perfil dos seus clientes, especificamente. O objetivo é entender os comportamentos dos que já deixaram de comprar e reconhecer atitudes semelhantes na base ativa.

Dessa forma, a solução – contratada por um plano de assinatura mensal – dá insights preditivos para que o gestor possa propor ações direcionadas, como uma visita, uma nova negociação ou flexibilização no pedido, por exemplo, antes que o prejuízo aconteça. Enquanto em um processo tradicional, a análise é em relação ao passado – uma vez que leva mais tempo para ser concluída, com a IA, a informação passa a estar disponível em tempo real, com velocidade e assertividade para a tomada de decisão.

Em um caso real, o Diagnóstico de Vendas conseguiu um acerto de 70% na indicação dos clientes que estavam em risco de evasão – analisou, em apenas alguns minutos, uma base de 30 mil empresas, 250 mil notas fiscais, 370 mil pedidos e 1,2 milhão de itens. Para chegar a este resultado, a empresa levava de 10 a 20 dias e o percentual de acerto era de 32%, necessitando de um profissional inteiramente dedicado a esta função.

Totvs_voz da industria

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