A Feimec, Inovação

Atração da FEIMEC, Demonstrador da Manufatura Avançada tem mais de 20 tecnologias integradas

Presente na edição inaugural da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, em 2016, o Demonstrador da Manufatura Avançada está de volta ainda mais moderno. A partir desta terça-feira, 24 de abril, quem passar pelos corredores do São Paulo Expo vai poder conferir de perto como funciona uma linha de produção dentro dos conceitos da Manufatura Avançada (Indústria 4.0).

No projeto deste ano, a principal novidade são os clusters de empresas, universidades e institutos de pesquisa, que permitem ao público vivenciar de forma mais detalhada os conceitos e tecnologias envolvidos nesse novo modelo de produção, como a Realidade Aumentada, a Comunicação Máquina a Máquina, a Internet das Coisas, a Inteligência
Artificial e a Realidade Virtual, que reproduz uma célula idêntica à física por meio de óculos
HTC VIVE/WS.

“O Demonstrador é um laboratório aberto, onde a gente tem mais de 20 tecnologias integradoras e mais de 20 parceiros industriais trabalhando junto com o Senai São Paulo, na nossa escola 4.0, que é em São Caetano do Sul (SP). Não à toa, o que a gente encontra hoje aqui no demonstrador é o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologias para a Manufatura Avançada”, afirma Osvaldo Lahoz Maia, gerente de inovação
e tecnologia do Senai.

Outra novidade é que a célula fabril instalada no pavilhão está produzindo um porta-gadgets composto de três módulos. O principal (módulo fixo) é uma luminária de led acrílica, em que os convidados podem incluir um texto personalizado – como o nome da empresa, por exemplo (a impressão é feita com uma máquina a laser). A ele são agregados dois outros módulos, ligados por imãs, entre quatro opções disponíveis: porta-celular, relógio, portaclipes
e borracha ou porta lápis e caneta, sendo estes módulos também passíveis de customização.

“A gente está evoluindo no conceito da customização porque ela é um dos pilares da Manufatura Avançada e, neste ano, vamos ter seis combinações de peças possíveis para as pessoas que quiserem visitar e entender como funciona o projeto. Serão 900 peças fabricadas durante esses dias de exposição”, conta.

Como funciona na prática

A linha de produção o Demonstrador da Manufatura Avançada é dividida nos seguintes módulos/etapas:

1. Cadastro e Identificação por Reconhecimento Facial: é nesta etapa que, por meio de identificação com biometria facial, o convidado faz o “pedido” para dar start ao processo produtivo, introduz o texto a ser impresso na luminária e seleciona os dois módulos opcionais do porta-gadgets.

2. Usinagem: um centro de usinagem, um sistema inteligente de armazenamento de matérias-primas e um robô de alimentação e retirada customizam as peças de acordo com o pedido do convidado.

3. Controle de qualidade: Uma máquina de Medição Tridimensional CNC verifica com exatidão as dimensões críticas do produto, analisa estatisticamente os dados e gera informações para controle e melhoria de processo.

4. Manufatura Aditiva: A partir de uma Impressora 3D, os acessórios para compor o porta-gadget é fabricado.

5. Gravação a laser: alimentada por robô, a máquina faz a gravação do texto  personalizado na peça acrílica que compõe a luminária.

6. Montagem do produto: dois robôs e um sistema de armazenamento de acessórios montam o módulo de acordo com a configuração escolhida pelo convidado.

7. Embalagem: uma solução de automação com sistema de manipulação eletropneumático, sensores de presença e rastreabilidade por RFID (Identificação por Radiofrequência) embala o produto.

8. Entrega do produto por robótica colaborativa: ao final da linha, é feita a identificação por meio da biometria facial e o convidado recebe seu produto diretamente de um robô colaborativo.

Realização

Liderado pela ABIMAQ, o Demonstrador da Manufatura Avançada da FEIMEC 2018 foi desenvolvido junto com empresas e realização técnica do SENAI. O projeto conta com o patrocínio do BNDES e das empresas Balluff, Beckhoff, Bosch Rexroth, Dassault Systemes, Furukawa, Informa Exhibitions, KUKA, Metal Work, PPI-Multitask, Prensas Schuler, Schneider, Sick, SKA e TOTVS

Demonstrador da Manufatura Avançada

De 24 a 27 de Abril, das 10h às 19h / 28 de Abril, das 09h às 17h | Localização: D 379

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *