Como é o nosso DNA?

topo-artigo-avdi-3

dna-cronia-alfredo-ferrari-expomafe-avoz-da-industria

Movido pela curiosidade, um grande amigo meu foi pesquisar na internet como é o DNA de todos nós, humanos. E qual não foi a sua surpresa ao descobrir que o DNA dos seres humanos, com a sua forma helicoidal, é muito, mas muito, semelhante aos cavacos provenientes do trabalho de Máquinas-Ferramenta, principalmente os cavacos gerados pelas operações de torneamento, fresamento e furação. É muito interessante conhecer um totem estilizado que se encontra na entrada do prédio da ABIMAQ, que sugere ser tanto um cavaco, como a representação do DNA humano. A imagem acima demonstra tal semelhança, mas também salienta a diferença entre ambos, onde o DNA humano determina o início da vida e os cavacos representam o material arrancado que restou na criação de uma nova peça.

Tal constatação de meu colega motivou-me a escrever esta crônica e relatar que muitos e muitos cavacos foram gerados nas usinagens feitas por Máquinas-Ferramenta produzidas no Brasil, desde o início da produção das mesmas, há cerca de um século, por empresas detentoras hoje de uma vasta experiência na criação e produção de máquinas de alta qualidade e desempenho, que competem em igualdade de condições nos mais exigentes mercados, nacional e internacional.

Será uma grande oportunidade para conferir os DNA’s de máquinas e equipamentos que estarão sendo demonstrados na EXPOMAFE, de 9 a 13 de maio próximo, no São Paulo Expo – www.expomafe.com.br. Não deixem de visitar os dois Estandes Âncoras:

  • Estande Temático, realizado pela empresa Jacto, com o slogan “Tecnologia a serviço do agricultor”.
  • Demonstrador Manufatura Avançada, realizado pela ABIMAQ e SENAI-SP, que estará apresentando uma Célula de Manufatura Flexível nos conceitos da Indústria 4.0.

Aproveite, clique aqui e faça seu credenciamento agora mesmo para visitar a EXPOMAFE.

coluna-tecnologia-em-pauta-alfredo-ferrari

Compartilhe nas redes sociais!