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O futuro está a 1.000 km por hora: mobilidade e indústria

Article-O futuro está a 1.000 km por hora: mobilidade e indústria

Mobilidade e Estande Temático - O carro do futuro na EXPOMAFE 2023 .png
Poucas indústrias ilustram tão bem a evolução tecnológica como a automotiva. Por isso, ela é um dos destaques da EXPOMAFE 2023

Carro híbrido, elétrico, autônomo... O salto evolutivo da indústria automobilística promete mudar – para melhor – os paradigmas de mobilidade e sustentabilidade.

Uma amostra do que está por vir – e do que já está acontecendo neste momento – foi apresentado por Gersio Len Misawa, gerente de Estratégia do Produto da Ford América do Sul, na palestra “Mobilidade: Como Será o Veículo do Futuro”, uma das mais concorridas do Parque de Ideias da EXPOMAFE 2023.

Partindo das bigas romanas que datam de 3.000 a.C. até a alta conectividade dos veículos atuais, Misawa apontou como agentes motivadores da inovação os próprios consumidores, a regulamentação dos órgãos de controle, a crescente preocupação com o meio ambiente e os modelos de negócio praticados pela indústria.

A sustentabilidade, por sinal, tem se mostrado um importante incentivo na busca por fontes de energia renováveis, não poluentes e que evitem o efeito estufa. É neste sentido que os carros elétricos surgem como a alternativa viável e real, movidos a partir de fontes renováveis como a energia hidrelétrica, fotovoltaica e eólica. 

“No atual estágio de crescimento, as vendas de carros elétricos vão se equiparar às de motor à combustão em torno de 2035 ou 2040 e, a partir daí, superar”, prevê o gerente a partir de um estudo das vendas anuais globais de veículos de passageiros por motorização realizado pela Bloomberg New Energy Finance.

O futuro é digital

O avanço da tecnologia digital é outro fator de enorme potencial transformador do futuro da mobilidade.

Recursos como Realidade Aumentada, Conectividade e Inteligência Artificial chegam para facilitar a dirigibilidade e aumentar a segurança dos motoristas.

Por exemplo, mapas e pontos de interesse do percurso podem ser projetados no para-brisa, e veículos poderão comunicar-se entre si ou com outros dispositivos, como semáforos ou a própria residência.

De todos estes avanços, talvez o mais revolucionário seja a autonomia que os carros estão muito perto de adquirir. Em pouquíssimo tempo, veículos no chamado Nível de Automação Parcial (possui algumas funções autônomas, mas o motorista precisa estar engajado) e Automação Condicional (o motorista não precisa monitorar o ambiente, mas precisa estar pronto para assumir o controle) devem se popularizar. 

A Alta Automação (quando o veículo assume todas as tarefas de direção dentro de uma área definida) já está em andamento, e o último nível, Automação Total, não deve tardar a chegar. A tendência é que a venda de veículos e serviços de mobilidade autônomos vai mais que dobrar de 2030 para 2040. “Isto muda a forma como sempre enxergamos o carro. Todos no seu interior serão passageiros”, antevê Misawa.

Estande Temático

Todo este conteúdo é enriquecido pela experiência proporcionada por uma das principais atrações da EXPOMAFE 2023, o Estande Temático. A iniciativa da ABIMAQ nasceu com a ideia de esclarecer, tanto especialistas quanto não especialistas, quanto à importância das máquinas-ferramenta. 

Cada edição do espaço traz um tema, como máquinas agrícolas ou aeronáutica, por exemplo; nesta, o tema escolhido para ilustrar a evolução da tecnologia no setor industrial nos últimos 100 anos foi justamente o automóvel.

“O carro é um produto muito significativo para a humanidade. Paralelamente, estamos mostrando a evolução da máquina-ferramenta que ajuda a fabricar o carro, o torno mecânico”, diz Alfredo Ferrari, conselheiro da ABIMAQ e um dos idealizadores do Estande Temático.

Evolução dos motores no Estande Temático EXPOMAFE 2023.png

O que mais atrai a atenção dos visitantes no espaço é a exibição de exemplos reais que marcam os extremos da evolução tecnológica. Isso se dá em três frentes:

Motores: do modelo Willys, de 1958, primeiro motor para automóveis fabricado no Brasil, ao novíssimo motor elétrico produzido pela Ford para equipar o Mustang Mach E;

Automóveis: de Ford Phaeton 1929 original ao Mustang Mach E, um dos modelos mais recentes da montadora no Brasil, totalmente elétrico;

Máquinas-Ferramenta: do lendário torno automático TRAUB A25, dos anos 1930, e do primeiro torno mecânico fabricando no Brasil, o Romi TP-5, ao recentes ERGOMAT TNG32 a comando numérico e os Centros de Torneamento Romi GL 250M e de Usinagem Romi D 800.

Visite a EXPOMAFE 2023

Até sábado, dia 13 de maio, o público pode visitar a terceira edição da EXPOMAFE gratuitamente! 

O Estande Temático é apenas uma das atrações da feira. Os visitantes podem conferir também o Demonstrador da Indústria 4.0, a Ilha da Soldagem e Corte e a Escola Móvel SENAI de Indústria 4.0.

Saiba mais sobre a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial e inscreva-se para participar: www.expomafe.com.br

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