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Intralogística 4.0 tem área exclusiva na FEIMEC 2024

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Programação da quinta-feira trouxe apresentações sobre inteligência artificial e o futuro das movimentações de materiais. Confira!

Na Arena de Intralogística e Movimentação de Carga da FEIMEC 2024 - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos – são apresentados a todo momento inúmeras soluções e conteúdos técnicos dedicados ao setor industrial e demais vertentes da economia.

As apresentações da Arena contam com a curadoria do Painel Logístico, portal de referência do setor, proporcionando um ambiente ideal para a troca de experiências e conhecimento entre profissionais da área.

Como explica Deivid Roberto, Diretor do Grupo, “sem dúvidas, a Arena é um ambiente ideal para ótimos negócios e networking com os principais players do mercado”.

Na quinta-feira, a Inteligência Artificial na Intralogística e o futuro da movimentação de materiais na logística foram os temas de destaque. 

Mas você ainda pode conferir as próximas apresentações da Arena na localização D160 ou seguir o mapa interativo!

Desafios e oportunidades: a Inteligência Artificial na Intralogística

Autor de 13 livros, o palestrante Paulo Roberto Bertaglia, fundador da consultoria Berthas, fez um panorama da evolução da tecnologia até os dias de hoje.

Segundo o especialista, a inteligência artificial não é uma novidade, já que seu conceito existe desde 1950, mas por sua dependência da capacidade de armazenamento de dados estruturados e a velocidade de banda larga para que esses dados trafeguem, apenas recentemente a IA teve a sua real potência alcançada.

Apesar de não ser perfeito, “o ChatGPT já é uma forma de treinarmos para o que é o mundo da Inteligência Artificial”.

Mas, o que já está sendo usado de Inteligência Artificial na Intralogística?

Paulo Roberto destacou a previsão de demandas, gerenciamento de estoque, robôs autônomos, sistema de picking, monitoramento e manutenção preventiva, e a previsão de falhas são algumas das soluções assistidas pela Inteligência Artificial que já existem e estão em funcionamento em diversas organizações.

As empresas que ainda não utilizam essas soluções “têm que fazer um estudo, um business case, uma análise de cenário para avaliar se vale a pena o investimento.”

Já sobre o futuro da IA na intralogística, o especialista comenta sobre a possibilidade da automação completa de armazéns (o conceito de dark warehouses) com a integração da captação de dados por sensores IoT, sendo processados em um banco de Big Data, e analisados por uma Inteligência Artificial.

Com a abundância de dados, essa IA Cognitiva entra na sua próxima geração, capaz de tomar decisões autônomas baseadas no contexto em tempo real, não apenas executando tarefas programadas.

O palestrante também comenta sobre veículos autônomos e drones controlados pela Inteligência Artificial, que além de realizar inventários de forma rápida e precisa, também poderão ser utilizados em entregas.  

“Minha preocupação é, como as pessoas ficam nessa história toda? Como eu como indivíduo me preparo?”, indaga Paulo Roberto durante a sua apresentação.

O palestrante apresentou um estudo da ONU, que enumera as principais habilidades dos profissionais do nosso século:

  • Habilidades digitais;
  • Pensamento crítico;
  • Comunicação efetiva;
  • Capacidade de resolução de problemas;
  • Liderança, colaboração e trabalho em equipe;
  • Aprendizado contínuo;
  • Criatividade e inovação;
  • Inteligência emocional;
  • Adaptabilidade e flexibilidade;
  • E consciência cultural e global.

“Aprender não é uma opção, todos nós temos que buscar o conhecimento de alguma maneira.”

Futuro da Movimentação de materiais na logística

Com 43 anos de vivência na área de Supply Chain, José Carlos Vilardi de Mendonça, Diretor da Prates & Mendonça Consultores e professor de cursos de pós-graduação, começou com uma cronologia das revoluções industriais.

Chegando na 4ª revolução industrial, a que estamos neste momento, “os sistemas baseados na digitalização com sistemas ciberfísicos, o mundo digital se unindo às máquinas.”

Os processos deixam de ser automatizados para tornarem-se adaptativos e a mão de obra treinada se tornam as “mentes da obra”, que tem como objetivo unir o mundo físico aos softwares.

O professor José Carlos aponta que a movimentação de materiais pode representar 25% do custo total da manufatura, “nós temos que tomar cuidado e reduzir esses custos”.

Para isso, o palestrante aponta que os processos, o layout, as embalagens, o fluxo de materiais, os sistemas de estocagem e os equipamentos de MAM devem ser avaliados para reduzir custos, aumentar a produtividade, a segurança e a ergonomia.

Começando pelos processos, a caminhada do sistema tradicional para o sistema contínuo (Lean) é uma das soluções apresentadas pelo consultor. Já o layout deve funcionar como o corpo humano, em que todas as “máquinas” trabalham em sincronismo dentro do organismo – ou chão de fábrica.

Para as embalagens, o palestrante aconselha a buscar produtores confiáveis, que contam com a expertise do negócio e um rol diverso de embalagens, que podem ser adaptadas para necessidades específicas.

A partir de um case de uma linha de produção de carros, o professor apresentou o caso de um fornecedor que ofereceu o primeiro protótipo de uma embalagem de pneus, que a partir de um memorial descritivo, produziu o teste de conceito em uma impressora 3D, e finalmente partiram para um protótipo em tamanho real que começou a ser utilizado na fábrica.

Continuando o case da produção de automóveis, foi utilizada uma simulação para testar as melhorias feitas em um fluxo específico de montagem. A consultoria começou com melhorias na definição de rotas dentro da linha de montagem para evitar o congestionamento de empilhadeiras.

Outra ação apontada no sistema de estocagem foi a organização da chegada de materiais em uma área de preparação, que com a utilização de um sistema pick-to-light, eram identificadas e transportadas apenas as peças que seriam utilizadas em cada momento da linha de montagem.

Após a apresentação do case, o professor José Carlos comentou sobre o futuro dos equipamentos de MAM.

Os AGVs – Veículo automaticamente guiado – e o AMRs – Robô móvel autônomo – serão cada vez mais utilizados na movimentação de materiais, “cada um terá a sua especificidade”.

Mas, o palestrante aconselhou a seguir os processos de inovação antes de apostar em novas tecnologias: “Vai com calma, não adianta falar que amanhã vai colocar robôs. Você tem que criar processos robustos na sua fábrica antes de criar automações”.

O palestrante também destaca o uso de exoesqueletos pelos operadores, que reduz o esforço, cansaço e risco de lesões, melhora a ergonomia e aumenta a produtividade, mas ainda não é acessível para todas as empresas por conta do seu alto custo.

“No futuro os processos serão inovadores e adaptativos, e, portanto, precisamos desenvolver mentes criativas de obras”.

Ainda dá tempo! Visite a FEIMEC 2024

As palestras continuam na Arena de Intralogística e Movimentação de Cargas. Confira a programação completa e se ainda não fez seu credenciamento, inscreva-se e participe da FEIMEC!

Informações:

Data: 7 a 11 de maio de 2024
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center - São Paulo/SP
Horário: 3ª a 6ª das 10h às 19h e Sábado das 9h às 17h
Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
Organização: Informa Markets LATAM
Instagram: @feira.feimec
Site oficial: www.feimec.com.br

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