Ferramentarias e modelações cada vez mais produtivas

coluna-tecnologia-em-pauta-alfredo-ferrari

O mundo vivencia uma fabulosa evolução da indústria de manufatura nas últimas décadas, graças à informatização da produção. Novos produtos são lançados de maneira extremamente rápida e flexível para atender as mais diferentes exigências do consumidor. Automóveis, eletrodomésticos, produtos eletrônicos, tendo os telefones celulares como exemplo mais marcante, entre muitos outros bens duráveis, são apresentados ao mercado com formas cada vez mais atraentes, com melhor qualidade e com preços mais e mais competitivos. Este progresso se deve à célere evolução dos métodos de fabricação dos mais diferentes tipos de produtos.

Uma das fases importantes para se desenvolver e produzir de forma rápida e eficiente um produto é a fabricação do ferramental responsável pela manufatura das peças de relevante importância que o compõem. Graças ao projeto avançado para o desenvolvimento do produto e de seu ferramental através de softwares, como CAD/CAM, e a utilização de modernos Centros de Usinagem de 3 e 5 eixos, a fabricação de moldes e matrizes é executada de forma extremamente rápida. Se no passado, para se produzir um molde, através de máquinas-ferramenta convencionais, levavam-se meses para ele ficar pronto, com as modernas tecnologias disponíveis, este período cai para alguns dias. Daí a rapidez com que se lançam novos produtos no mercado.

A demanda por ferramental para as próximas décadas continuará aumentando e as ferramentarias e modelações do país deverão realizar investimentos para se modernizarem e atenderem às necessidades da indústria de manufatura local. Para tal, é de fundamental importância que se criem novas linhas de financiamento para estimular cada vez mais a produção de moldes e matrizes no país.

coluna-tecnologia-em-pauta-alfredo-ferrari

Compartilhe nas redes sociais!