Gestão moderna de ferramentas gera mais eficiência na indústria; entenda como

O segmento de gerenciamento de ferramentas, que consiste em administrar o estoque e os processos que envolvem os utensílios no ato da usinagem de uma peça,  começa a demonstrar cada vez mais sua importância na indústria. Os projetos no Brasil já contemplam conceitos de logística e possuem parcerias com fabricantes.
“Posso citar um estudo sobre o tema: 16% de todas as interrupções do fluxo de trabalho podem ser atribuídas à falta de ferramentas no local certo. Especialistas calculam que cerca de 30% a 60% das ferramentas estocadas numa indústria são consideradas perdidas, por estarem fora de lugar ou espalhadas de forma desordenada pelo chão de fábrica”, afirma Bruno Ribeiro, supervisor de gerenciamento de ferramentas da Gühring Brasil.

16% de todas as interrupções do fluxo de trabalho podem ser atribuídas à falta de ferramentas no local certo

Na Fiat, por exemplo, a Gühring é responsável pelo gerenciamento tecnológico e logístico, assim como pelo controle de estoque. O combo de serviços contempla refiação, cobertura, modificações e reparos nas ferramentas da montadora. Já na Mahle, a empresa faz ainda o trabalho de preset, que é a montagem, desmontagem, ajustes, garantias e acompanhamentos.

“Administrar as ferramentas no chão de fábrica não é luxo, e sim algo fundamental para as empresas que querem controlar custos e estoques, evitando assim paradas de máquinas caras por falta de ferramentas à mão do operador”, enfatiza Ribeiro. E tudo é feito com controle de custos e redução de inventário, com relatórios de consumo customizados por peça, máquina e setor da produção.

A maior parte da demanda advém da indústria automobilista, em que as companhias buscam exaustivamente evitar perdas e obter o controle de forma cada vez mais assertiva. “As empresas que atuam no segmento de usinagem buscam aproveitar melhor a sua equipe para focar no negócio principal e, assim, ampliar os ganhos com mais produtividade e qualidade do seu produto final, enquanto nós, parceiros de negócios, cuidamos do ferramental de corte no chão de fábrica”, finaliza Ribeiro.

feimec_kit-manufatura-avancada

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *