Indústria 4.0 by TOTVS

Inteligência Artificial na indústria melhora resultados em processos produtivos e de vendas

Em um cenário de forte concorrência global, é fundamental que as indústrias invistam cada vez mais na atualização dos processos produtivos existentes. Dentro dessa perspectiva, surge a Indústria 4.0, aliando o avanço exponencial dos computadores a imensa quantidade de dados e a novas estratégias de inovação para a criação de um novo modelo de gestão que têm promovido uma verdadeira revolução industrial, impactando mercados em todo o mundo.

Dentre as tecnologias que sustentam a Indústria 4.0, a Inteligência Artificial – também conhecida pela sigla IA – dá condições para uma máquina tomar decisões autônomas durante o processo produtivo, diferentemente de um robô que trabalha a partir de parâmetros estabelecidos. Isso só acontece porque é ampliada a capacidade de análise e a velocidade de tomada de decisões diante de um volume crescente de informações geradas por indústrias de diversos segmentos.

Inteligência Artificial ao alcance de indústria de todos os portes

Como cada vez mais as decisões se baseiam em dados, surge o desafio de extrair valor desta quantidade massiva de informações e com qualidade, justamente para otimizar os processos produtivos. Além disso, as indústrias que aderem à IA alcançam velocidade, precisão, confiabilidade e individualização nos seus negócios.

inteligencia-artificial-resultados-negocio-industria4.0As indústrias também têm que se preocupar em cuidar de cada cliente, para garantir a sua fidelidade, e identificar os que estão em risco de evasão são grandes desafios encontrados no dia a dia. O diferencial está em conseguir prever comportamentos, para tomar ações estratégicas antes que eles deixem de comprar com a sua indústria, evitando o temido churn rate.

De olho nisso, a TOTVS lança o Diagnóstico de Vendas, uma aplicação da Carol, solução própria de Inteligência Artificial. A novidade chega ao segmento de manufatura acessível para qualquer tamanho de indústria, podendo ser contratada por um plano de assinatura mensal.

Na prática, este motor de análise de dados capta o histórico de vendas da empresa e começa a traçar o perfil dos seus clientes. O objetivo é entender os comportamentos dos que já deixaram de comprar e reconhecer atitudes semelhantes na base ativa.

Inteligência Artificial: aplicação prática e resultados reais

Em um caso real, o Diagnóstico de Vendas conseguiu um acerto de 70% na indicação dos clientes que estavam em risco de evasão – analisou, em apenas alguns minutos, uma base de 30 mil empresas, 250 mil notas fiscais, 370 mil pedidos com 1,2 milhão de itens. Para chegar a este resultado, a empresa levava de 10 a 20 dias e o percentual de acerto era de 32%, necessitando de um profissional inteiramente dedicado a esta função.

“O questionamento que nos fazemos constantemente é como podemos ser mais eficientes e ágeis nas análises e decisões que tomamos. A Inteligência Artificial da TOTVS vem para tornar isso real e para dar visibilidade a informações preciosas, a custos reduzidos, empoderando as pequenas e médias indústrias em relação aos seus negócios”, explica Angela Gheller Telles, diretora dos segmentos de Manufatura e Logística da TOTVS.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA TOTVS EM SISTEMAS DE GESTÃO DA MANUFATURA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *