Máquinas-ferramenta: um segmento estratégico

topo-artigo-avdi-3

Poucos sabem, mas a máquina-ferramenta é o início da produção de tudo, realmente tudo, que existe no
mundo. Desde um simples lápis a uma aeronave, dos alimentos a vestimentas, entre tantos outros exemplos. Arrancando cavacos, formando, dobrando, erodindo, gravando ou criando peças por adição de material, todos os produtos utilizados ou consumidos no mundo, em uma ou em mais fases de sua produção, tiveram a aplicação de máquinas-ferramenta.

Setores essenciais como a saúde, a agricultura, o transporte, o ensino e a segurança são privilegiados pelos equipamentos, acessórios e peças produzidos pelas máquinas-ferramenta. Os produtos industriais manufaturados pela aplicação de máquinas-ferramenta são fundamentais para a economia de um país, agregando valores e fortalecendo os índices econômicos. A produção nacional de bens duráveis, além de incrementar a riqueza de um país, garante empregos à sua população e incrementa as exportações.

A indústria nacional de máquinas-ferramenta é um segmento estratégico para o país pelos seguintes motivos:

• Não fica na dependência de importações, que estão sujeitas a políticas cambiais indesejadas ou a crises internacionais;
• Garante a evolução tecnológica, criando, inovando, produzindo e aumentando índices de produtividade;
• Estimula a educação básica e o ensino técnico;
• Promove o crescimento dos setores de commodities, tanto extrativos como agrícolas.

As máquinas-ferramenta vêm evoluindo de forma célere e admirável nas últimas décadas, graças à revolução digital e tecnológica, contribuindo fortemente com o desenvolvimento da indústria de manufatura, reduzindo custos de produção e melhorando a qualidade dos produtos. Esta evolução poderá ser vista na EXPOMAFE, de 9 a 13 de maio de 2017 no Pavilhão SÃO PAULO EXPO e, em particular, nos eventos âncoras: ESTANDE TEMÁTICO e MANUFATURA AVANÇADA, que estarão demonstrando a importância das máquinas-ferramenta e sistemas integrados de manufatura para todas as indústrias.

Concluindo, a máquina-ferramenta faz parte da nossa vida e do mundo que nos cerca.

coluna-tecnologia-em-pauta-alfredo-ferrari

Compartilhe nas redes sociais!