Qual é o perfil profissional ideal para a indústria 4.0?

Mais de 13 milhões de profissionais devem ser qualificados até 2020 em ocupações industriais no Brasil segundo pesquisa recentemente divulgada pelo SENAI.

Essa demanda traz à tona uma importante questão: como se tornar um profissional qualificado na indústria em tempos de implementação crescente da indústria 4.0?

A Manufatura Avançada também chamada de Indústria 4.0 tem significa a incorporação de inteligência artificial, robótica, nanotecnologia, impressão 3D e internet das coisas em todos os processos produtivos.

A tendência de que, funções repetitivas sejam realizadas por robôs não significa necessariamente que os funcionários serão eliminados das linhas de produção. Eles poderão ficar concentrados em tarefas estratégicas e no controle de projetos, especialmente os que envolvem personalização.

Este novo formato de indústria exige um novo perfil profissional. Além das habilidades técnicas para operar toda a tecnologia implantada, são esperadas atitudes especiais para gerenciar os processos das fábricas inteligentes.

“O chão de fábrica vai mudar muito a partir dessa interação proporcionada pela tecnologia. Os profissionais precisam se adaptar afirma Osvaldo Maia, gerente de inovação e de tecnologia do Senai-SP, durante o workshop Indústria 4.0 em São Paulo – SP.

Conheça as características necessárias para este novo profissional, fazendo o download do Infográfico abaixo:

Manufatura avançada - como ser um profissional mais competitivo

E-book Inovação Tecnológica

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *