A Feimec, Inovação

Robô colaborativo trabalha de forma segura com ser humano e “vira” barman na FEIMEC

Cada vez mais em alta, a automatização dos processos produtivos da indústria com a inserção de robôs colaborativos também é assunto na FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos deste ano. Desenvolvido para trabalhar de modo seguro com seres humanos, o robô colaborativo HC-10 trazido pela Yaskawa Motoman para o evento é um exemplo disso. Além da alta durabilidade, o lançamento tem como principais características sensores de torque redundantes em cada um de seus seis eixos e um design que não permite pontos de esmagamentos, tornando-o confiável e apto para trabalhar de maneira segura lado a lado com os operadores no dia a dia.

“O interessante é que, além de interagir, ele proporciona uma eficiência muito grande para o empresário, já que não esquece uma peça sequer, mesmo em produções que envolvam mais de mil peças. Ele vai fazer esse trabalho mecânico perfeitamente. E o trabalho mais sensível o operador executa. Ele dá cadência à indústria, fazendo com que ela ganhe em rendimento”, explica Marcio Garcia, diretor de soluções da Yaskawa Motoman.

Interação com visitantes

A novidade também é configurável: o robô HC-10 trabalha com uma carga útil de 10 kg e um raio de alcance de 1.200 mm, podendo realizar uma ampla gama de tarefas de manuseio de materiais – incluindo copos de cerveja.  No estande da Yaskawa Motoman, ele está “trabalhando” na função de barman, servindo chopp ao público. Na ocasião, o robô retira o copo do dispenser e o coloca no bico de envase, controlando a temperatura, a quantidade e o “colarinho” do chopp, não tendo, assim, desperdício da bebida. “Ele está interagindo com o público e chamando bastante atenção”, conclui.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *