A falta de planejamento tributário é justamente o problema mais comum enfrentado pelas indústrias de pequeno e médio portes. Essa é a conclusão do presidente do CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), Gildo Freire de Araújo. Contudo, nem tudo está perdido para os empreendedores que se enxergam na afirmação do especialista. Isso porque, independentemente do tamanho do negócio, o gestor deve (e pode) implantar controles financeiros e tributários efetivos no dia a dia da organização da área financeira, desde que busque uma alternativa legal eficiente em relação aos impostos. Para melhorar o desempenho tributário, Araújo responde 3 perguntas simples, mas que evitam sérios problemas.
1 – De que maneira um bom planejamento pode diminuir o pagamento de tributos?
Conhecendo profundamente o negócio, é preciso realizar um planejamento a curto e longo prazo, visando a efetiva economia tributária. Isso é possível por meio da escolha da opção de regime fiscal mais adequada. Assim, de maneira legal e segura e sempre amparado por profissionais qualificados, o empreendedor terá condições de realizar uma boa gestão.
2 – Existem boas práticas para estruturar o planejamento tributário?
Sim. No Brasil, a escolha do regime tributário é anual, ou seja, a empresa estará enquadrada naquele determinado regime durante todo o exercício. Por isso, o planejamento deve ser feito no exercício anterior. Deve ser analisado o melhor regime tributário a seguir no próximo ano e acompanhar essa opção mensalmente. Somente assim haverá eficiência na busca de uma redução tributária.
3 – Na tentativa de adequar o pagamento de tributos, o que precisa ser observado com atenção para não derrapar e cair no fisco?
O empreendedor deve sempre seguir a legalidade em relação à documentação fiscal e à devida apuração dos impostos. Assim, não correrá riscos numa eventual fiscalização. É importante contar sempre com um profissional da contabilidade na hora de fazer o planejamento, pois ele tem o conhecimento técnico necessário e pode contribuir para o sucesso nos negócios.