A saber, o LinkedIn é a maior rede social ligada ao âmbito profissional do mundo. A plataforma possui mais de 940 milhões de usuários, em mais de 200 países, segundo informações da própria rede.

Para se ter uma ideia, só no Brasil são mais de 63 milhões – e o curioso é que o país é o terceiro no ranking, atrás apenas dos Estados Unidos e Índia.

A maioria dos usuários do LinkedIn é de profissionais e empresas, cujo ambiente é ideal para se fazer networking e estabelecer parcerias comerciais. A propósito, as empresas constantes da plataforma atuam em diversos segmentos do país, incluindo o industrial.

Sim! O LinkedIn oferece vantagens também para as indústrias. Segundo Rodrigo Portes, especialista em vendas B2B para as indústrias, “produzir conteúdo no LinkedIn é como ser um orador em uma conferência cheia de potenciais clientes todos os dias”. Diversos motivos justificam tal importância.

Benefícios do LinkedIn para indústrias

1. Conexões profissionais

O LinkedIn permite que a indústria se conecte com profissionais da área e demais pessoas com interesses semelhantes. Essas conexões podem levar a oportunidades de investimento, colaborações, recomendações e networking.

2. Exposição e visibilidade

Ter uma presença ativa no LinkedIn aumenta a exposição e a visibilidade de uma marca pessoal ou de uma empresa”, explica Rodrigo. Ao compartilhar conteúdo interessante e relevante, a indústria pode aumentar a sua autoridade no mercado, se tornando referência em sua área de atuação.

Resultado: mais credibilidade e, consequentemente, negócios. 

3. Recrutamento

O LinkedIn é uma plataforma de recrutamento popular para empresas de todos os tamanhos e setores.

Rodrigo Portes completa que “os recrutadores das indústrias podem usar a plataforma para buscar candidatos qualificados, avaliar o histórico profissional e entrar em contato com candidatos em potencial”.

4. Marketing e vendas

O LinkedIn para indústrias também pode ser usado sob fins de marketing e vendas. Com o LinkedIn Ads, por exemplo, as empresas podem direcionar anúncios para públicos específicos, aumentar o reconhecimento da marca e gerar leads.

“Além disso, a plataforma permite a criação de páginas comerciais, onde as empresas podem compartilhar conteúdo e interagir com os seguidores”, analisa o especialista.

LinkedIn na estratégia das indústrias

Especificamente sobre marketing e recrutamento, o LinkedIn para indústrias é útil em diversos sentidos e para vários fins. A plataforma pode ser usada de diferentes maneiras.

Ao portal A Voz da Indústria, Rodrigo Portes analisou com exclusividade os seguintes pontos:

 Marketing

“As indústrias podem usar o LinkedIn para criar conteúdo relevante e interessante para seu público-alvo, aumentando a visibilidade da marca e a geração de leads qualificados.”

Recrutamento

“O LinkedIn para indústrias é uma poderosa ferramenta de recrutamento. As companhias podem criar uma página de empresa, divulgar vagas e encontrar candidatos qualificados”, conta Rodrigo. Além disso, os recrutadores podem usar a plataforma para avaliar os históricos profissionais e entrar em contato com candidatos em potencial.

Vendas

As indústrias podem usar o LinkedIn para se conectar com seus clientes e aumentar as vendas.

“Ao compartilhar conteúdo interessante e relevante, as empresas aumentam a autoridade e se tornar influenciadoras em sua área de atuação”. Sem contar que o LinkedIn para indústrias permite que as respectivas companhias se conectem com potenciais clientes e parceiros de negócios, expandindo suas redes e oportunidades no mercado.

Agora que você conheceu as vantagens do LinkedIn para suas estratégias, confira o guia completo de Marketing para Indústrias.