1ª lição: motivação é fundamental
Por mais que as expectativas não sejam tão boas, sobretudo nos primeiros seis meses do ano, quando a carga de impostos recai sobre o cidadão e, também, para a indústria com maior ênfase, é natural sentir um desânimo. “Porém, o gestor da indústria não deve ficar reclamando da situação, e sim buscar oportunidades para o seu negócio”, alerta o consultor do Sebrae-SP, Ruy Barros. Ele explica que é em momentos de crise que surgem novas oportunidades e que a indústria sempre foi um segmento forte no desenvolvimento do País e que não será este o momento que irá desfazer o que já foi construído. “O gestor tem que acreditar e fazer sua parte.”
O gestor que conhece os índices de sua empresa e sabe trabalhar com eles tem uma vantagem competitiva de buscar receitas de maneira mais efetiva.
2ª lição: domine as informações de seu negócio
Antes da tomada de qualquer decisão é preciso ter em mãos e em mente as informações estratégicas de seu negócio. Para aumentar o faturamento em momentos de crise, o consultor indica manter os controles financeiros para auxiliar nas tomadas de decisão: receita apurada, fluxo de caixa, controle de estoque, margem de contribuição e lucratividade. O gestor da indústria que conhece esses índices e sabe trabalhar com eles tem uma vantagem competitiva de buscar receitas de maneira mais efetiva.
3ª lição: otimize a logística
A logística do negócio também merece atenção, pois aumentando a quantidade comprada e diminuindo a frequência das aquisições, o empreendedor pode minimizar as suas despesas. Segundo o diretor titular do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (DEMPI/FIESP), Milton Bogus, esse aspecto é relegado por muitos que não pensam na redução dos custos de aquisição e de transporte de insumos e de seus produtos acabados.
4ª lição: veja e seja visto
Não adianta fazer todos os esforços relatados até aqui se você não investir em algo muito importante: identificar o que seu consumidor está disposto a comprar e contar ele que você vende. Intensificar o esforço de comunicação com o cliente, investindo em marketing e propaganda é fundamental para se destacar da concorrência.
5ª Lição: que tal fazer diferente?
Segundo Barros, diversificar seu portfólio é uma sugestão muito bem aceita pelo mercado para gerar receita. Portanto, tente entender as expectativas de seus clientes e ver se, dentro dos processos de sua indústria, cabe o desenvolvimento de um novo produto, ou se é possível adaptar-se a novos nichos de mercado é mais do que uma solução: é mandatório para qualquer gestor.