Equipamentos de transporte e movimentação são recursos indispensáveis para o setor industrial. Boas talhas e esteiras, por exemplo, otimizam a movimentação de materiais, aceleram processos de produção e logística e garantem a segurança do trabalhador.

No entanto, a escolha da talha e da esteira certa para a sua indústria requer uma análise bastante criteriosa de alguns critérios importantes. 

Diante dessa necessidade, elaboramos este artigo. Nele, abordaremos os principais fatores que você deve considerar ao selecionar tais equipamentos, ajudando na tomada de decisões mais bem informadas que vão impulsionar a eficiência, a segurança e a produtividade em sua organização. 

Por que investir em boas talhas e esteiras industriais?

Antes de explicar as vantagens e como escolher o equipamento ideal para sua fábrica, vale entender o que são as talhas e as esteiras industriais.

A esteira transportadora industrial é um maquinário simples. Ele conta com polias que movimentam uma superfície, facilitando a movimentação de materiais dentro da produção.

Já as talhas, que podem ser elétricas ou manuais, são equipamentos industriais utilizados para levantar, abaixar e movimentar cargas pesadas. Sua principal função é agilizar e facilitar o trabalho dos operadores, além de tornar o local muito mais seguro.

Como escolher as melhores opções para sua indústria?

Certamente, quando falamos sobre estes equipamentos industriais uma das maiores dúvidas dos gestores é sobre como escolher a melhor opção para cada demanda.

Por isso, vale seguir algumas dicas antes de definir qual talha ou esteira transportadora fará parte da sua produção. Veja:

1. Compare os modelos com atenção aos critérios mais importantes

A busca pelo melhor modelo de talha ou esteira transportadora deve levar em conta algumas informações. A primeira delas é o grau de utilização destes equipamentos, que pode ser muito leve, leve, moderado ou severo.

Também deve-se considerar o peso do material que será transportado. Há talhas elétricas, por exemplo, que têm capacidade de carga de 50 até 50 mil quilos. Outro item que não pode ser ignorado é a capacidade disponível da estrutura de suporte.

Velocidade e altura de elevação, assim como o método de montagem, são também fatores de importância na escolha de talhas elétricas. 

A depender da utilização do equipamento, as talhas podem ser adquiridas com velocidade simples ou velocidade dupla”, explica Paulo Américo Pinheiro, gerente de vendas da Climber Equipamentos Industriais.

Já a esteira deve ter tamanho suficiente para transportar a carga no atendimento das suas necessidades de transporte de carga. O material para a sua fabricação é também muito importante. 

Há esteiras de aço inoxidável, aço carbono e ligas especiais, com cada material tendo suas características únicas em termos de resistência, durabilidade e propriedades térmicas.

2. Escolha o tipo certo de talha ou esteira para sua aplicação

A indústria disponibiliza dois tipos de talhas elétricas: as de cabo de aço e as de corrente. Ambos podem ser encontrados em modelos variados e com diferentes graus de robustez.

Há também diferentes tipos de esteiras transportadoras, incluindo esteiras de roletes, esteiras de correia, esteiras modulares e esteiras magnéticas.

Por isso, é bastante importante escolher o tipo certo de equipamento transportador para cada necessidade.

3. Considere a durabilidade e a manutenção

Tanto a esteira transportadora quanto a talha são equipamentos de longo prazo, portanto, é importante considerar a durabilidade e a manutenção. 

Certifique-se de que os equipamentos escolhidos sejam duráveis e possam suportar o uso frequente. Além disso, verifique se eles são fáceis de manter e se há peças sobressalentes disponíveis para substituição.

A instalação deste equipamento depende da existência de uma estrutura capaz de suportar o seu próprio peso, além da carga”, destaca Luca Perim Júnior, analista de suprimentos sênior na Casa do Construtor. 

Perim destaca ainda que o cálculo de cargas para a instalação de talhas deve ser realizado por um profissional legalmente habilitado.

4. Considere o custo

O custo é sempre um fator importante a ser considerado na compra de qualquer equipamento industrial. 

Por isso, certifique-se de que o preço da esteira transportadora ou da talha esteja dentro do orçamento da sua empresa e que eles ofereçam um bom custo-benefício.

5. Adote boas práticas para ter uma operação segura

A maior parte dos equipamentos de transporte incorporam algum tipo de mecanismo de segurança para evitar o deslizamento de cargas e a sobrecarga. 

Modelos mais modernos são equipados com interruptores de segurança que cortam automaticamente a energia caso haja algum problema com o sistema.

Além das normas técnicas da ABNT, a operação com talhas e esteiras deve atender às orientações da NR 12 – Segurança no Trabalho em máquinas e equipamentos. 

Essa norma estabelece as medidas protetivas para a segurança dos funcionários, bem como a prevenção de acidentes nas fases de projeto e utilização das máquinas e equipamentos desde a sua fabricação, importação, comercialização ou mesmo exposição.

6. Consulte especialistas 

Ao enfrentar dúvidas ou complexidades na escolha da esteira ou talha mais adequadas, a melhor recomendação é consultar especialistas na área. 

Empresas especializadas nestes segmentos podem fornecer orientação e recomendações com base em sua experiência e conhecimento técnico. Com isso, a escolha e o investimento realizado serão mais assertivos.

Continue acompanhando o portal A Voz da Indústria e tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o setor industrial.