O uso combinado de soluções avançadas de tecnologia é uma das formas mais seguras para levar a indústria para o 4.0. A utilização de câmeras de alto desempenho e sensores inteligentes agrega valor em linhas de produção, gerando vantagens para o controle de qualidade e o desempenho logístico.

“As câmeras de alto rendimento podem ser utilizadas em aplicações diversas”, conta Rodolfo Silva, supervisor de marketing da Balluff Brasil. “Elas podem ser programadas para identificar, por exemplo, variações de cor. Dessa forma, podem alertar o sistema sobre erros de padronização, retirando o item do processo”, completa.

Otimizadas com leitores RFID e com rendimento capaz de acompanhar até mesmo robôs de alta velocidade, as câmeras industriais ajudam tanto a garantir a qualidade quanto a identificar falhas. “Em uma esteira que leve as peças em determinada posição para a usinagem, é possível que a câmera identifica peças que estejam fora da posição ideal. Intervindo antes, as câmeras evitam erros e problemas que possam levar a perdas ou mesmo a parada das máquinas”, explica Silva.

Sensores que otimizam a logística

sensores de luz

Além das câmeras, a Balluff também lança na EXPOMAFE 2019 seu sistema Pick-to-light. Utilizando luzes coloridas aliadas a sensores inteligentes, o sistema é flexível e modulável. “Através de um sistema sensível e interligado, a leitura de um código de pedidos pode acender as luzes no estoque, indicando onde estão as peças ou produtos que devem ser selecionados”, explica Silva. Assim, aliando as luzes aos sensores, o sistema consegue identificar que o pedido já foi pego ou alertar caso existe um erro na coleta”, completa.