Um dos pilares da Manufatura Avançada, a IoT (Internet das Coisas) pode ser aplicada em diversos setores da indústria. E na FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos é possível entender muito bem isso. A Metal Work Pneumatic do Brasil, por exemplo, está apresentando um bloco de válvulas que tem como base o conceito.

Nós trouxemos um bloco de válvulas com o conceito de IoT. Esse bloco permite às empresas adquirir uma quantidade de dados de tal forma que é possível monitorar a vida útil das válvulas e de outros equipamentos agregados às máquinas. Além disso, a tecnologia empregada permite o monitoramento da vida útil dos cilindros pneumáticos de uma máquina, de guias, buchas e dos tempos de processos, dando ao profissional a chance de utilizar os dados fornecidos com criatividade para suprir suas necessidades”, explica Elton Ferraz, coordenador de vendas do estado de São Paulo da Metal Work Pneumatic do Brasil.

A tecnologia de IoT empregada em válvulas pode sem utilizada em empresas de pequeno, médio e grande porte que já estão aplicando os conceitos da Manufatura Avançada, buscam o aprimoramento e/ou a adequação a essa realidade.

“A interface é bem amigável, mas se for de interesse do cliente, a Metalwork pode oferecer um treinamento, além de informações para que o cliente comece a se adequar ao conceito da Indústria 4.0”, finaliz Ferraz.