Conhecido pelas suas muitas qualidades, o aço inox é uma liga metálica utilizada em diversos segmentos industriais. A indústria automotiva, por exemplo, se destaca como uma importante usuária deste material.

Os veículos sofrem por trabalhar sob condições adversas, principalmente quanto às variações de temperatura e pressão, exigindo bom desempenho, sem causar risco às pessoas. 

É exatamente por isso que o aço inox ganha espaço na indústria automotiva, já que a liga metálica traz muita praticidade para a rotina de desenvolvimento e produção da indústria automotiva.

Conheça as principais aplicações do aço inox dentro da indústria automotiva e entenda por que liga metálica faz sucesso no segmento.

Aço inox: excelentes características para variadas aplicações

O aço inoxidável é um material extremamente durável, resistente à corrosão e às altas temperaturas, superfície lisa e brilhante e não é facilmente manchado. 

Possui também excelentes propriedades mecânicas e químicas, também oferece baixa manutenção e pode ser usado para diversos fins.

Rodrigo de Oliveira, engenheiro de aplicação da Aperan South América, salienta que o termo “inoxidável” é interessante, porém contraditório, já que estas ligas se tornam resistentes à corrosão justamente pelo fato de “oxidarem”. 

O produto dessa oxidação é um filme superficial estável, muito fino, com espessura na ordem de 1 a 3 nm, aderente, invisível e altamente resistente em diversos meios denominado filme passivo. Quando rompido, esse filme tem a capacidade de regenerar-se em atmosferas oxidantes, mantendo a proteção do material contra a corrosão.

Diante disso, na indústria, o aço inox é utilizado em praticamente todos os segmentos industriais, principalmente em equipamentos relacionados a alimentos, refrigeração, tubulações, dentre outros. 

Também é amplamente utilizado na indústria automotiva, para a fabricação de carros, motos, caminhões e afins.

Principais aplicações do aço inox na indústria automotiva

As aplicações do aço inox dentro da indústria automotiva são bastante variadas e incluem: peças de motor, sistemas de escape, tubos de combustível, tanques de combustível, partes de suspensão, discos de freio, eixos de transmissão e muito mais. 

Para Marcos Ledo Arcello, CEO do Grupo Krominox, o aço inox também pode ser usado para fabricar carrocerias leves. “Nessas carrocerias, o aço inox oferece grande resistência à corrosão”, diz.

Mas, para Rodrigo de Oliveira, da Aperan, a aplicação mais relevante dos aços inoxidáveis na indústria automotiva diz respeito ao sistema de exaustão. 

Ele explica que, quando a legislação passou a exigir a presença do catalisador nestes sistemas (para tornar mais eficiente o controle das emissões atmosféricas dos veículos), as temperaturas dos gases de combustão na saída do motor aumentaram. 

Depois dessa exigência, a resistência dos materiais neste sistema passou a ter uma importância cada vez maior”, complementa. 

Além disso, o engenheiro da Aperan salienta que os materiais empregados na fabricação dos catalisadores também devem ser resistentes à fadiga, pois estão sujeitos a ciclos térmicos severos em um meio corrosivo, formado pela condensação de vapor d’água dos gases de combustão.

Os aços inoxidáveis (principalmente os ferríticos 409, 439 e 441), são uma boa alternativa para elevar a vida útil desse sistema, tanto para componentes da parte quente, quanto para os componentes da parte fria”, finaliza Oliveira.

Uso do aço inox em sistemas de blindagem

Outra aplicação crescente das linhas de aço inox é a blindagem automotiva, junto a itens como vidros balísticos e aramida. 

Rodrigo de Oliveira explica que o aço inoxidável é presença obrigatória no processo de blindagem, em razão da elevada resistência mecânica deste material. “O aço inox 304L é o tipo mais utilizado nas blindagens de nível III – a mais procurada no país”, diz. 

O aço inoxidável também vem sendo utilizado nas rodas dos veículos, onde uma cinta de alta resistência, feita deste material, impede que os pneus se soltem delas, caso sejam atingidos por tiros. 

Com essa tecnologia o automóvel consegue se deslocar da área de risco, mesmo que os pneus estejam vazios”, finaliza o engenheiro.

Tendências do uso do aço inox na indústria automotiva

Além das aplicações já consagradas, há uma série de outras aplicações que poderão vir a ser desenvolvidas e implementadas no futuro pela indústria automotiva, principalmente devido aos ganhos obtidos com a aplicação de aços inoxidáveis, que são bastante significativos. 

Para Marcos Arcello, da Krominox, o excelente custo-benefício do aço inoxidável é um dos principais motivos para a escolha da liga metálica como base da indústria automotiva. “No segmento, seu uso será crescente e deve acompanhar as projeções do mercado”, acredita. 

Como exemplo de usos do aço inox temos os sistemas de suspensão e calotas, que possibilita uma redução significativa de peso destes componentes.

Assim, apesar da fase desafiadora, vivida recentemente pela indústria automotiva, vemos agora a retomada da economia e perspectivas otimistas para o setor. 

As montadoras devem investir mais de R$50 bilhões no Brasil até 2025, e certamente o aço inox terá seu espaço de destaque.

Saiba mais sobre as aplicações e o mercado do aço inoxidável nas indústrias.