Maior evento da indústria de máquinas da América Latina, a FEIMEC é reconhecida pela forte presença internacional. Neste ano, a feira conta com empresas expositoras representantes de 37 países, mais o Brasil, e entre os 55 mil visitantes da última edição, em 2022, estavam profissionais de 18 países.
A fim de estimular ainda mais sua estratégia internacional, a FEIMEC, pela primeira vez, está promovendo um tour com visitantes internacionais especialmente selecionados.
Foram convidados a participar representantes de Câmaras de Comércio, Consulados e Embaixadas de diferentes países, em especial da América Latina, e também dos Emirados Árabes, Egito, Espanha, Coreia do Sul e outros.
No primeiro dia, a visita guiada incluiu, ainda, jornalistas estrangeiros de três países: África do Sul, Estados Unidos e México.
Eles são convidados do Projeto Imagem, parte do programa Brazilian Machinery Solutions (parceria da ABIMAQ com a Apex Brasil) que visa a construir e consolidar a imagem do Brasil como parceiro global, inovador e promotor de soluções industriais nos mercados-alvo.
Tour internacional
Ao todo, a FEIMEC 2024 realizou cinco tours: dois em inglês, dois em espanhol e um em português.
“A feira cresceu muito”, explica Manuel Niggli, representante comercial internacional da FEIMEC e “guia” do tour. “Fica difícil para quem é de fora ver tudo, então nosso objetivo é melhorar o entendimento deles do que representa a FEIMEC”.
Manuel inicia a visita guiada a partir do Clube VIP, espaço dedicado a compradores nacionais e internacionais convidados por expositores. No caminho, explica para os estrangeiros a grandiosidade do São Paulo Expo e relembra a história da FEIMEC desde sua inauguração, em 2016, até a edição atual – a maior de todas –, passando pelos desafios da pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021.
Depois, segue para o estande institucional da ABIMAQ e as atrações desta edição: Arena de Intralogística e Movimentação de Carga, Ilha Soldagem & Corte, Demonstrador da Indústria 4.0, Lounge da Energia, Parque de Ideias, FEIMEC Tech e o podcast Boteco 4.0.
Entre uma atração e outra, os participantes do tour compreendem melhor os diversos setores da indústria de máquinas e equipamentos a partir da disposição das empresas expositoras no pavilhão, conhecem in loco a estrutura da feira e passam pelos pavilhões internacionais.
“A feira é um mix de tudo. É como se fossem várias feiras em uma só”, diz Manuel durante o percurso.
Um dos jornalistas convidados do Projeto Imagem, Damon Crawford, Online Editor do Metalworking News da África do Sul, se disse “impressionado” e apreciou o formato da FEIMEC: “É uma grande oportunidade de mostrar a inovação da indústria brasileira”.
Estímulo à presença internacional
Como expositor, visitante ou mídia, o público internacional tem grande valor para a FEIMEC.
“Nossa intenção todos os anos é oferecer a quem visita a feira um ambiente que reúna o que há de mais atual em termos de tecnologia, com a troca de experiência entre os profissionais do setor. A FEIMEC acontece em um momento bastante positivo para a renovação da indústria, contando com a ajuda de todos os segmentos participantes e possibilitando aos empresários conhecerem alternativas de modernização e ampliação de suas indústrias em linha com as novas tendências do mercado”, avalia o Presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, Gino Paulucci Junior.
No terceiro dia de evento, quinta-feira, novos grupos de representantes de empresas estrangeiras e câmaras de comércio percorreram os corredores da FEIMEC, conhecendo em detalhe os expositores e os lançamentos reservados para o evento.
“O objetivo dos tours internacionais na FEIMEC é consolidar a vocação internacional do evento. Foram convidados a participar representantes de Câmaras de Comércio, Consulados e Embaixadas de diferentes países”, concluiu Manuel Niggli.