Nos últimos meses, o foco da indústria vem se baseando na Transformação Digital de seus processos. Essa é também uma oportunidade interessante para aprimorar a cultura organizacional, que terá grande importância no uso do digital.
Para uma transformação digital mais efetiva da indústria, a cultura organizacional é um pilar importante, afinal é impossível separar cultura e transformação digital.
Muitos especialistas com experiência no tema, inclusive, ressaltam que a transformação digital tem um pouco menos a ver com tecnologia e mais a ver com cultura!
Transformação digital é mudança e evolução também cultural!
Promover mudanças culturais e implementar modelos de gestão de trabalho são importantes obstáculos para a transformação digital da indústria. Isso é o que aponta um estudo da Robert Half, em parceria com o Núcleo de Estudos de Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas do Insper.
Segundo a pesquisa, modificar a cultura é o desafio organizacional que apenas 37% das empresas de médio porte estão menos preparadas para enfrentar. Adequar o modelo de gestão e trabalho preocupa 32% das empresas de pequeno porte e 35% das empresas de grande porte.
Assim, para João Pires, executivo de Vendas da SPS Group, uma das áreas da indústria que mais sofre impacto da transformação digital é a cultura organizacional da indústria.
“Com todas as mudanças e impactos que a tecnologia vem trazendo para o setor, podemos dizer que a cultura organizacional são valores, crenças e hábitos partilhados pelos membros da organização que interagem com a sua estrutura formal, produzindo normas de comportamento onde podemos perceber se a organização é focada em tarefas ou pessoas.”
Dessa forma, para realizar uma transformação efetiva, as indústrias ainda precisam enfrentar o desafio de transformar o digital e seu ambiente organizacional.
A cultura é fator transformador na transformação digital
Você já parou para pensar em quem realmente faz a transformação digital da indústria acontecer?
A resposta é relativamente simples. São os colaboradores!
A transformação digital é sim o uso da tecnologia e da digitalização, mas ela é essencialmente sobre a transformação de pessoas e da cultura organizacional da empresa.
Para João Pires, a 4ª Revolução Industrial é bastante benéfica, mas gera também um grande desafio, que é sair de uma cultura analógica para uma cultura digital, fazendo com que a cultura organizacional seja o principal ponto de atenção das organizações.
“Essas organizações precisam também atender a Nova Revolução chamada de ‘Sociedade 5.0’, que está intimamente ligada à cultura organizacional onde tudo volta-se às pessoas e não mais a produtividade em massa”, complementa.
Ou seja, a cultura organizacional envolve regras escritas e não escritas, que definem como uma indústria reage e se adapta frente a qualquer mudança ou desafio, caso da transformação digital.
Investir na gestão de pessoas é tão importante quanto a digitalização
Responsável pela reunião de hábitos, valores e crenças, a cultura organizacional é, como já falado, fundamental para o sucesso das organizações e a garantia de seu futuro.
Especialistas indicam ainda que a raiz da inovação e da transformação digital está na cultura. Afinal, é impossível pensar em mudanças profundas sem que os colaboradores da empresa estejam abertos à flexibilidade, à criatividade, à ruptura e ao pensamento de longo prazo.
Exatamente por isso, o investimento em uma cultura corporativa de qualidade, com foco na gestão de pessoas, é o primeiro passo para um time de colaboradores engajados e capazes de se adaptar às constantes transformações que vivemos.
Para isso, o investimento em alguns pilares para a implantação de uma cultura organizacional eficiente torna-se fundamental na concepção do executivo de vendas da SPS Group.
“Esses pilares derivam-se de mudanças nas organizações nos aspectos de liderança, redes informais, conhecimento, experiência, envolvência, recursos humanos, ética e contexto”, salienta Pires.
Como alinhar a transformação digital com a cultura organizacional?
Para João Pires, algumas são as boas práticas para implementar uma cultura organizacional nas empresas. Para o executivo de Vendas da SPS Group, essas boas práticas englobam:
- Traçar um planejamento de exposição e compartilhamento da hierarquia plana;
- Possuir um processo de decisão rápido;
- Ter orientação para resultados e produto; e
- Sempre contar com profissionais capacitados para colocar a transformação da indústria em prática.
Com base nestas boas práticas, os gestores da indústria devem:
Garantir uma comunicação transparente e contínua
A transformação digital não pode ser imposta, mas sim construída de forma colaborativa, com todos devendo entender onde a empresa está e onde quer chegar.
A Comunicação Interna deve trabalhar fortemente em uma estratégia clara e transparente, levando ao público interno tudo aquilo que acontece quanto à transformação digital.
Promover treinamentos
Treinamentos e programas de desenvolvimento para líderes e liderados são essenciais para a transformação digital da indústria. A liderança deve ser exemplo neste período de mudanças.
Mente sempre aberta
Para transformar a indústria digitalmente, a mentalidade deve estar sempre aberta para mudanças. A resistência dificulta ou interrompe esse movimento que é tão necessário em várias empresas.
Diante disso, criar uma identidade corporativa e uma cultura organizacional significa alinhar os comportamentos sociais nesse meio, ajudando no sucesso da transformação digital e na construção da identidade nas corporações.
Aproveite este tema e saiba como implementar a cultura da inovação na sua indústria com mais eficiência.