Você sabe qual é a relação entre as práticas de ESG (Environmental, Social, Governance – no português, Ambiental, Social e Governança) e a norma ISO 9001?

Primeiramente, é necessário saber que ambos os conceitos não estão obrigatoriamente ligados e podem existir separadamente numa indústria. No entanto, a partir da proposta de cada um, passamos a correlacionar e a concordar que, juntos, podem abrir diversos caminhos.

A propósito, muitas vezes, a ISO 9001 pode ser a resposta para alguns problemas da abordagem ESG numa empresa, entre eles, a falta de conhecimento sobre o tema e/ou a limitação dos recursos.

O objetivo de trabalhar com ambos é simplificar os processos.

Segundo Paulo Bertolini, diretor-geral da Apcer Brasil, quando uma empresa adere a ISO 9001, os seus relatórios sobre ESG possuem maior credibilidade.

Continue a leitura!

Gestão da qualidade

A ISO 9001, Norma de Sistema de Gestão da Qualidade, é fundamental para que a indústria mantenha o foco no cliente.

Além disso, seus requisitos permitem a implantação de parâmetros para a análise de não conformidades e de dados e revisões pela alta direção da organização, a fim de proporcionar uma sólida preparação para a adoção e integração dos princípios da ESG.

Para resumir, a ISO 9001 ajuda a melhorar continuamente o desempenho da empresa porque incorpora o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act – planejar, fazer, checar e agir).

Como resultado, torna-se possível a identificação de pontos fracos na organização. A partir daí, a gestão pode traçar planos para melhorar e evoluir para novas etapas, conquistando resultados mais positivos.

Conforme explica Paulo, “a norma organiza e documenta todos os processos internos que, por sua vez, devem ser revisados e atualizados com frequência”.

Em suma, mesmo que a adoção da ISO 9001 não seja obrigatória para a empresa que deseja implementar as práticas do ESG, ela tende a facilitar o atendimento dos requisitos das respectivas áreas.

Além disso, ajuda a indústria a ser mais eficiente, competitiva e focada em resultados mais significativos.

ESG e ISO 9001

A resposta para a pergunta sobre a relação do ESG com a ISO 9001 está no fornecimento de diretrizes e estruturas para as indústrias que desejam estabelecer sistemas eficazes de gestão em áreas específicas.

Ou seja, as principais demandas de uma organização focada em ESG podem ser atendidas pela ISO 9001.

Isso porque as métricas ESG são amplamente utilizadas para que a empresa possa compreender a sua saúde no mercado. Gestores, acionistas, investidores e demais profissionais podem avaliar informações vitais e necessárias de acordo com os interesses e metas específicas da empresa.

A abordagem visa compreender o desempenho empresarial em fatores específicos, conforme a própria sigla sugere.

Dicas de integração e implementação

Segundo o especialista da Apcer Brasil, para implementar a ISO 9001, a indústria deve realizar um diagnóstico do seu cenário atual e comparar as informações obtidas com os requisitos da norma.

Em seguida, será possível elaborar o plano de ação. Este, por sua vez, inclui:

  • Treinamentos de colaboradores;
  • Acompanhamento periódico e sistemático para a avaliação da implementação da norma em sua progressão;
  • Auditorias internas para a identificação de conformidades e não conformidades;
  • Ações corretivas para qualquer ponto fora dos parâmetros da 9001.

Com todas essas informações, podemos concluir que, ao buscar um panorama sistêmico mais extensivo, a indústria pode adotar outras normas, além da 9001.

De maneira geral, a empresa ganhará aliados para as suas métricas ESG, com foco em boas práticas e melhora de desempenho.

Ainda no tópico da sustentabilidade, outra certificação é de grade valor para as indústrias. Conheça a ISO 14001 para Sistemas de Gestão Ambiental.