A indústria 4.0 é uma realidade cada vez mais presente no mundo. Aos poucos, a tecnologia vai avançando e ganhando espaço. Os impactos disso são diversos: mais produtividade, agilidade e qualidade do produto, além de menor impacto ambiental e maior controle dos dados são apenas alguns dos pontos de destaque. Mas, nesse cenário com mudanças tão complexas e rápidas, como o Engenheiro pode se preparar para atuar nessa nova indústria?

Desenvolver a próxima geração de profissionais é uma das prioridades de empresas como a AVEVA, que possui um programa acadêmico com o objetivo de apoiar e promover essa formação. “O programa acadêmico da AVEVA disponibiliza, para universidades e centro tecnológicos, licenças e versões comerciais (as mesmas usadas na indústria) de alguns softwares por um custo baixíssimo. Foram selecionados os softwares chaves para que os estudantes possam adquirir experiências similares às da vida profissional de um engenheiro durante a graduação ou pós-graduação”, comenta Márcio Razera, Country Manager da AVEVA no Brasil. Dentre os softwares que compõe o Programa Acadêmico, destacam-se simuladores de processo (AVEVA Process Engineering, AVEVA Dynamic Platform e AVEVA Simulation Platform), que são utilizados extensivamente em empresas de engenharia e plantas industriais, como refinarias, por exemplo. “Outras ferramentas são o AVEVA Dynamic Simulation (representação de processo e controle) e o AVEVA Intouch HMI (representação da estação de operação) para configuração de um Digital Twin de um planta de processo. Neste sistema é possível reproduzir o comportamento normal de operação, bem como situações de emergências, permitindo que os estudantes vivenciem situações reais da operação de uma planta”, aponta Razera. O AVEVA XR, para configuração de ambientes imersivos com realidade virtual, para que os alunos possam caminhar e interagir com uma planta industrial virtualmente, também é um suporte interessante oferecido pela empresa. 

Aceleração na curva de aprendizado: o Engenheiro 4.0 

As novas tecnologias promovem uma aceleração na curva de aprendizado, pois além de disponibilizar o conhecimento de uma forma mais acessível, este conhecimento é apresentado em um formato mais interessante e atraente para os jovens. “Dentre as tecnologias que mais contribuem para a Transformação Digital nas empresas, podemos citar modelos de realidade virtual imersivo para familiarização com plantas industriais, aplicações em tablet com realidade aumentada para familiarização com o funcionamento de máquinas complexas e modelos matemáticos avançados baseados em Inteligência Artificial (machine learning, reconhecimento de padrão, etc.) para descrever comportamentos e tendências”, reforça o Country Manager. 

De acordo com o profissional, o uso de ferramentas de alta tecnologia durante a formação afeta positivamente o grau de retenção de aprendizado do aluno em formação profissional. “É comprovado que aprendizado por vias experimentais é mais eficaz do que métodos tradicionais de ensino como aulas sistema audiovisual”, conclui. 

Habilidades do Engenheiro 4.0 

  • Ser multidisciplinar, para ter um entendimento macro dos processos e sistemas;
  • Se manter atualizado frente as rápidas mudanças tecnológicas;
  • Ter bom relacionamento interpessoal e boa comunicação;
  • Ser capaz de se adaptar e se reinventar .

“A transformação digital envolve três pilares principais, a tecnologia, os processos e as pessoas. As tecnologias modernas são ferramentas que nos permitem melhorar os processos e, assim, empoderar as pessoas a executarem seu trabalho de uma forma melhor. Maior colaboração e melhores tomadas de decisões, geram mais satisfação pessoal e melhores resultados para os negócios. De forma similar a formação de profissionais é influenciada pela Transformação Digital. Ela permite que as pessoas se desenvolvam melhor e mais ágil, contribuindo para que estudantes, tendo mais informações, possam tomar melhores decisões em relação ao caminho profissional de desejam trilhar”, finaliza Márcio Razera.