Executar com segurança os procedimentos de higienização e limpeza para indústrias é uma necessidade muito séria para diversos segmentos. Garantir que esse processo seja realizado de forma ágil, correta e segura é imprescindível, principalmente em períodos de alta transmissão de doenças virais. A limpeza profissional, orientada e executada por especialistas, pode fazer muita diferença nesse sentido.
Enrico Vacaro, coordenador de marketing da RL Higiene, reforça que é preciso limpar e higienizar maquinários e esteiras, no menor tempo possível e sem espaço para contaminações. “Isso porque, em ambientes industriais, o tempo de máquina parada afeta diretamente a produção. Além disso, em segmentos mais críticos como a indústria alimentícia ou farmacêutica, todas as contaminações cruzadas devem ser controladas ao máximo, para evitar riscos”, comenta.
Higienização e limpeza para indústrias: profissionalização e controle
Os processos de limpeza na indústria estão diretamente relacionados a ganhos de produtividade, segurança e bem-estar dos colaboradores. Por isso, os gestores devem buscar melhorias no processo de higiene e limpeza como um todo. “Tudo começa num diagnóstico e a partir daí deve ser desenhada uma solução personalizada com produtos e processos. É de suma importância que esses produtos sejam profissionais, com alto desempenho e baixo impacto ambiental”, aponta Vacaro.
De acordo com ele, cada tipo de sujidade requer uma limpeza específica e isso fica mais evidente na indústria, onde há uma gama maior de componentes em jogo. “Um processo bem desenhado estabelece os produtos químicos específicos, suas diluições, ferramentas, panos descartáveis e, é claro, a solução de banheiros”, completa.
Conscientizar e treinar os operadores responsáveis pela limpeza é parte do processo de implantar uma limpeza profissional na indústria. “Também é importante estimular os colaboradores com cartazes, vídeos e materiais de comunicação que mudem a mentalidade do ambiente em prol do bem coletivo. Depois de implantada a solução, é necessário definir métricas e acompanhamento da operação”, comenta Vacaro.
Problemas causados pela limpeza incorreta em indústrias
Além de causar problemas para a saúde dos colaboradores, comprometendo a produtividade e como consequência aumentar o grau de absenteísmo, a limpeza incorreta acarreta custos de áreas produtivas que nem sempre são visíveis. Confira três desses custos a seguir, segundo a RL Higiene:
- Custo do tempo de máquinas paradas – “Uma limpeza mais eficiente pode reduzir o tempo de setup de máquina em até 40%. A economia mensal em horas de produção é maior do que o próprio investimento inicial”.
- Custo de problemas com a qualidade – “Limpeza mal realizada custa caro. Uma simples contaminação pode levar a produção a prejuízos consideráveis. Saber usar corretamente produtos profissionais pode reduzir perdas e trazer grande resultado financeiro”.
- Custo de perda de produtividade – “Linha de produção parada por problemas de limpeza compromete o resultado e elimina qualquer ganho de custo unitário de materiais”.