Você já ouviu falar na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho)? Sabe qual é a importância deste evento para a indústria brasileira e quais frentes atua?
A saber, a SIPAT faz parte das exigências da legislação nacional, cujo objetivo é promover um ambiente de trabalho cada vez mais saudável e seguro.
O que é a SIPAT?
A SIPAT é um evento. Trata-se da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho que deve acontecer anualmente e com obrigatoriedade em todas as empresas com Comissões Internas de Acidentes – a famosa CIPA.
Além de ser uma exigência legal, essa realização é também uma oportunidade crucial para que as adeptas possam promover saúde e segurança laboral aos seus funcionários, inclusive, elevando a sua reputação no mercado.
Com relação a lei citada anteriormente, aqui no Brasil, ela determina que todas as empresas organizem e realizem a SIPAT uma vez por ano. No entanto, não há uma data fixa, de modo que cada organização pode escolher o melhor momento para realizar o seu evento.
A propósito, cada empresa tem o seu planejamento quanto ao período, conforme o que for mais conveniente.
O que acontece na SIPAT?
Durante a semana toda são desenvolvidas atividades com foco na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Há também uma atenção especial com relação à precaução contra doenças decorrentes das atividades organizacionais.
A SIPAT foca na conscientização e na educação dos trabalhadores em benefício próprio e da companhia.
De acordo com Natália Guazelli, Advogada Corporativa Especializada em Direito Empresarial, a SIPAT promove uma série de benefícios às indústrias brasileiras. “Promover a SIPAT não é apenas cumprir uma exigência legal, mas um investimento na saúde e na segurança dos colaboradores”, ressalta.
Ela acredita que a adoção de práticas preventivas reflete diretamente na redução de acidentes de trabalho. Fato é que a SIPAT tende a proporcionar qualidade de vida a profissionais de diferentes funções e, paralelamente a isso (e consequentemente), melhorar a produtividade da empresa.
Quais são as principais datas para promover a SIPAT?
Conforme citado, não há uma regra ou uma data determinada por lei para a realização da SIPAT. Cada empresa organiza conforme a sua própria agenda e estrutura interna.
No entanto, muitas delas escolhem meses que são lembrados por suas campanhas em prol da saúde. Por exemplo, o Setembro Amarelo, que ressalta a importância dos cuidados em favor da saúde mental. Essa sinergia é fundamental para aumentar a relevância e o impacto das atividades propostas.
Segundo Natália, “a escolha do período para a execução da SIPAT pode ser estratégica quando alinhada a temas de saúde que necessitam de uma maior atenção”. Isso porque a empresa acaba demonstrando ao público o seu compromisso com a legalidade, mas principalmente com o bem-estar dos seus colaboradores.
Além de chamar a atenção para esse ponto, a advogada ainda fala da importância das indústrias estarem atentas às normas que trabalham a saúde dos colaboradores.
“As empresas devem estar sempre atualizadas com as normas vigentes regulatórias e melhores práticas em saúde ocupacional”. Para ela, isso, além de evitar penalidades legais, ainda fortalece a cultura de segurança do trabalho dentro da respectiva organização.
Como você pôde conferir neste conteúdo, a SIPAT é fundamental para garantir a segurança e a saúde nas indústrias brasileiras.
Aproveite as respectivas indicações para participar ativamente e ajudar a sua empresa a promover um ambiente de trabalho ainda mais seguro e produtivo, bem como aumentar a visibilidade da sua marca no mercado.
O bem-estar dos funcionários deve ser valorizado. Portanto, se adequar a legislação e garantir segurança na sua empresa é primordial.
Atualize-se e conheça também o que é People Analytics!