Realizado desde a primeiríssima edição da FEIMEC, em 2016, o Demonstrador da Indústria 4.0 continua sendo uma das grandes atrações da feira.
Iniciativa da ABIMAQ, IPDMAQ, Informa Markets e mais de 20 empresas fabricantes de máquinas e equipamentos, de tecnologia e automação industrial, o Demonstrador, que neste ano ocupa uma área de 224 m2, apresenta o que há de mais inovador em manufatura avançada.
Nesta edição da FEIMEC, o espaço é tomado clusters de soluções tecnológicas apresentadas por startups, universidades e centros de pesquisa. Essas soluções passam, entre outras, por Máquinas Flexíveis, Sustentabilidade 4.0, Manufatura Inteligente, Rastreabilidade e Sistemas de Visão (veja a lista completa de soluções aqui).
Mas apesar dessa variedade, de acordo com João Alfredo Delgado, diretor-executivo de Tecnologia da ABIMAQ e presidente do IPDMAQ, há um tema que permeia todas elas: a inteligência artificial.
“A indústria já utiliza inteligência artificial há muito tempo, mas de uns anos para cá ela se desenvolveu de forma absurda e, principalmente, se popularizou, muito em razão do surgimento das inteligências artificiais generativas, como o ChatGPT”, conta.
Segundo ele, o grosso das soluções apresentadas neste ano no Demonstrador é sobre aprendizado de máquina com inteligência artificial, e um dos focos está na manutenção preditiva.
“Ou seja, a máquina aprende com os erros e se antecipa para fazer os ajustes necessários. Temos aqui um exemplo de purificação de água em que o filtro ‘aprende’ a se autolimpar”, ilustra João Alfredo.
Olhando em retrospecto para a primeira edição do Demonstrador da Indústria 4.0 na FEIMEC, o diretor avalia que a inteligência artificial representa o maior salto qualitativo até agora.
Mais negócios na Indústria 4.0
“O formato de clusters facilita para o empresário encontrar e adquirir a solução de que precisa. No formato anterior [em que as soluções formavam uma única linha de produção], dava a impressão que ele só conseguiria modernizar sua fábrica se comprasse tudo”, compara João Alfredo.
“Já em um formato em que diferentes soluções são apresentadas separadamente”, continua, “o fabricante pensa: ‘essa solução cabe na minha indústria’”.
Para João Alfredo, o Demonstrador na FEIMEC vem cumprindo uma dupla função desde a primeira edição: difundir o conceito da Indústria 4.0 e provar que as soluções são acessíveis. “A indústria precisa melhorar sua produtividade”.
Uma questão que o diretor levanta é a Indústria 4.0 vai exigir cada vez mais mão de obra qualificada, e hoje já existe escassez de mão de obra na indústria em nível mundial.
“A automação está trazendo de volta o interesse dos jovens pela indústria, pois muitas soluções parecem-se até com um videogame. O problema é que essa geração demora a se formar e a indústria precisa de mão de obra agora”.
De todo modo, para ele o mais importante é saber que no pós-feira, as empresas participantes convertam a demonstração durante a FEIMEC em vendas. “Assim eu sei que a indústria está utilizando essas inovações”, conclui.
O Demonstrador da Indústria 4.0 na FEIMEC 2024 tem patrocínio da Beckhoff e FESTO (Patrocinadores Diamante), EMBRAPII (Patrocinador Ouro), SKA (Patrocinador Prata) e Metal Work e Fit (Patrocinadores Bronze).
Ao longo do dia, o espaço oferece também várias sessões de palestras rápidas e objetivas sobre as soluções apresentadas.
Visite a FEIMEC 2024
Até o sábado, dia 11, todos podem participar da maior feira de máquinas e equipamentos da América Latina. Aproveite para conhecer todas as soluções tecnológias no Demonstrador da Indústria 4.0.
Inscreva-se e participe da FEIMEC!
Informações:
Data: 7 a 11 de maio de 2024
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – São Paulo/SP
Horário: 3ª a 6ª das 10h às 19h e Sábado das 9h às 17h
Iniciativa: ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
Organização: Informa Markets LATAM
Instagram: @feira.feimec
Site oficial: www.feimec.com.br