A quarta revolução industrial chegou para ficar. Diante de um setor em que máquinas, profissionais e mercado mudaram, novas demandas surgiram. Assim, nesse contexto, qual o papel do líder 4.0?
A liderança 4.0 deve acompanhar as tendências sociais da diversidade, individualização, digitalização e globalização. Além disso, demandas internas dos funcionários também devem ser levadas em conta: responsabilidade, autonomia, segurança, flexibilidade e integração na empresa.
“Fazem parte desse rol de competências dos líderes o desenvolvimento de capacidades como espírito colaborativo, querer aprender e desenvolver novas habilidades, ter orientação à inovação, boa comunicação e capacidade de solucionar problemas complexos”, aponta o gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Felipe Morgado.
Assim, as demandas atuais exigem dinamismo, trabalho em rede e, também, a cooperação ativa e empática entre gestores e equipes. Nesse sentido, as organizações podem ajudar na identificação e no desenvolvimento dos líderes da próxima geração. Isso é possível adotando uma abordagem de liderança baseada em competências. Confira algumas delas!
Habilidades essenciais para a liderança 4.0
Inteligência social
A inteligência social é muito ampla, mas pode ser vista como a compreensão e atuação dinâmica nas situações sociais.Para isso, é preciso se expor a diferentes tipos de pessoas e situações sociais, por exemplo. Além disso, o trabalho em si também pode ser útil para o desenvolvimento da percepção social. Desenvolver a capacidade de envolver outras pessoas em uma ação também é essencial.
Habilidades interpessoais
Aqui, o aspecto da eficácia social é mais orientado para a construção de relacionamentos. Desenvolver habilidades interpessoais exige um esforço para se tornar um ouvinte ativo e atento. Ou seja, na liderança 4.0 é necessário trabalhar a conversação e mostrar-se, na prática, aberto a críticas, sugestões e diálogos.
Inteligência emocional
Para desenvolver a inteligência emocional – a habilidade de se relacionar com os outros e compreender seus próprios sentimentos – é importante praticar a leitura das dicas não-verbais dos funcionários. Isso é especialmente direcionado às emoções. É preciso também aprender a ter controle sobre suas próprias emoções, evitando comportamentos impulsivos e nocivos no ambiente de trabalho.
Resolução de conflitos
Essa é uma habilidade que ajuda a evitar ou resolver os conflitos de natureza interpessoal. Quando os membros de uma organização estão em conflito, os líderes geralmente são chamados com o propósito de julgar. No entanto, a capacidade de evitar ou resolver suas próprias situações de conflito também está envolvida nisso.
Tomada de decisão
A capacidade de tomar boas decisões ou de liderar um processo de tomada de decisão está entre as principais competências do líder 4.0. O bom líder sabe quando a decisão deve ser tomada e quando os colegas e subordinados têm de ser consultados. Além disso, é preciso saber reconhecer quando os demais devem ser incluídos no processo. A melhor maneira de aperfeiçoar essas habilidades é por meio de estudo, cursos, simulações e, principalmente, experiência.
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