A máquina-ferramenta é o início da produção de tudo que existe no mundo. Desde um simples lápis a uma aeronave, de alimentos a vestimentas e de tantos outros bens.

Arrancando cavacos, formando, dobrando, erodindo, gravando ou criando peças por adição de material, todos os produtos utilizados ou consumidos no mundo, em uma ou em mais fases de sua produção, tiveram a aplicação de máquinas-ferramenta.

Setores essenciais como a saúde, a agricultura, o transporte, o ensino e a segurança são privilegiados pelos equipamentos, acessórios e peças produzidas pelas máquinas-ferramenta.

Os produtos industriais manufaturados pela aplicação destas máquinas são fundamentais para a economia de um país, agregando valores e fortalecendo os índices econômicos.

A produção nacional de bens duráveis, além de incrementar a riqueza de um país, garante empregos à sua população e incrementa as exportações.

A indústria nacional de máquinas-ferramenta é um segmento estratégico para o país pelos seguintes motivos:

  • A produção de bens duráveis, máquinas e equipamentos não fica na dependência de importações, que estão sujeitas a políticas cambiais indesejadas ou a crises internacionais;
  • Garante a evolução tecnológica, criando, inovando, produzindo e aumentando índices de produtividade;
  • Estimula a educação básica e o ensino técnico;
  • Promove o crescimento dos setores de commodities, tanto extrativos como agrícolas.

As máquinas-ferramenta vêm evoluindo de forma célere e admirável nas últimas décadas, graças à revolução digital e tecnológica, contribuindo fortemente para com o desenvolvimento da indústria de manufatura, reduzindo custos de produção e melhorando a qualidade dos produtos.

Tudo isso poderá ser comprovado na EXPOMAFE, de 9 a 13 de maio de 2023, no Pavilhão São Paulo Expo, visitando o ESTANDE TEMÁTICO, que demonstrará a fabulosa evolução das máquinas-ferramenta e dos automóveis, desde os seus primórdios até os dias atuais, com o tema: “100 anos de evolução tecnológica”, tendo a Ford, a WRady, a Ergomat e a Romi como parceiras.


Alfredo Ferrari – Engenheiro Mecânico, Conselheiro do Instituto Mauá de Tecnologia e da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.