A indústria vive uma revolução, a chamada Indústria 4.0. Essa quarta era do setor possui demandas bem específicas, inclusive ao que diz respeito aos Recursos Humanos e à gestão de pessoas na indústria.
Quando bem gerenciada, essa medida permite elevar a produtividade, garante um diferencial de mercado importante e torna a empresa mais competitiva, por ter os melhores profissionais produzindo para ela.
Diante dessa necessidade, conversamos com dois especialistas em RH para conhecer a importância da gestão de pessoas na indústria e as melhores práticas para que isso seja possível.
Gestão de pessoas na indústria: por que você deve priorizar?
Não há como contestar, em uma indústria, independentemente do segmento de atuação ou do tamanho, a gestão de pessoas é imprescindível.
Fernando Poziomczyk, sócio da Wide, empresa de recrutamento e seleção de alta gerência, explica que o principal capital de uma companhia são as pessoas. “Máquinas podem ser adquiridas com investimentos financeiros, porém a gestão correta e eficiente das pessoas efetivamente pode fazer um negócio prosperar!”.
Com opinião semelhante, Rica Mello, empreendedor e gestor de empresas, explica que a gestão de uma indústria é baseada em um tripé: estratégia, pessoas e processos.
“Quando temos um bom plano de negócios, vendemos produtos interessantes e temos pessoas engajadas, conseguimos entregar valor com muito mais qualidade”, diz.
Para o empreendedor, a gestão de pessoas na indústria é parte integrante (e muito importante) deste tripé.
“Uma boa gestão de pessoas, que permita aos profissionais entregar resultados, é muito importante. Para isso, é papel do empresário dar todas as condições para que essa mão de obra cumpra com suas obrigações”, completa Mello.
Principais obrigações da gestão de pessoas em uma indústria
O mercado atual se define por ser bastante acelerado e cada vez mais competitivo. O nível de mudanças e evoluções é recorrente, consequentemente a indústria deve estar preparada para encarar e se preparar para as práticas modernas e novos paradigmas de gestão de pessoas.
Mas, de forma geral, algumas são as principais tarefas e processos relacionados à gestão de pessoas em uma indústria. Veja:
Atração, Recrutamento e seleção:
Essa é a tarefa que tem a função de mapear demandas de recursos internamente, além de prospectar e selecionar os profissionais para suprir as necessidades da indústria.
Nessa tarefa, Rica Mello salienta que a indústria deve adotar estratégias para atrair os melhores talentos para si.
“A indústria deve mostrar o seu valor para atrair bons profissionais. Para isso, ela deve ter um olhar mais apurado ao marketing pensando na atração de melhores talentos.”
Treinamento:
Usada para desenvolver e qualificar a equipe de trabalho na operação na qual ela é designada, visando a melhora constante nas entregas e na segurança da operação.
“A oferta de treinamentos precisa ser constante, para que os trabalhadores evoluam de forma recorrente. Somente assim conseguiremos formar bons quadros de pessoas dentro da empresa”, opina Mello
Pagamentos e benefícios:
Essa tarefa tem a função de garantir que as políticas de pagamento e benefícios estejam adequadas ao tamanho da empresa e ao seu setor e, adicionalmente, garantir a operação destes.
Comunicação interna:
Utilizada para garantir a disseminação das informações relevantes da companhia para o seu público interno.
Para Rica Mello, uma boa comunicação interna é essencial para o sucesso da indústria. “Cabe à comunicação interna garantir que todos os colaboradores entendam o propósito, a cultura e os objetivos da empresa”.
Práticas na gestão de pessoas que você deve implantar em sua indústria
Fernando Poziomczyk explica que o processo de gestão de pessoas na indústria é cíclico e encadeado. “Essas características fazem da correta gestão e operação das rotinas a ponte para trazer uma série de benefícios para a organização”, cita.
Para o especialista da Wise, a proximidade da liderança com os seus liderados certamente traz insights para retroalimentar as rotinas de forma eficiente.
Rica Mello, por sua vez, explica que todos os pontos de contato com o colaborador são importantes, consequentemente a implementação de práticas na gestão de pessoas na indústria deve se basear nisso.
Assim, o empreendedor e gestor de empresas acredita que uma prática importante é levar os valores da companhia para cada etapa do processo.
“Eu quero recrutar e treinar aquele profissional que tem muita aderência aos valores da minha indústria, que respira os valores da companhia e que quer crescer junto com ela”, cita.
Outra boa prática é estimular a participação da equipe de colaboradores, fazendo que eles sintam satisfação em trabalhar na indústria.
Nesse contexto, desenvolver um plano de carreira claro, que aponte para o colaborador quais metas ele deve cumprir para receber uma promoção, e assim conquistar mais espaço na indústria, é uma solução bastante interessante.
Profissionais satisfeitos terão melhores resultados
Dentre as muitas tarefas e obrigações do gestor de pessoas da indústria, a mais importante é deixar os colaboradores mais satisfeitos, como explica Poziomczyk: “Certamente, profissionais mais satisfeitos trazem melhores resultados para a indústria”.
Já para Rica Mello, os benefícios de uma boa gestão de pessoas na indústria vão muito além.
“Uma boa gestão de pessoas fará com que os colaboradores falem bem da empresa, trazendo outros bons profissionais para o negócio. Também permite identificar aqueles profissionais que não têm os valores da empresa e não façam mais parte da grade de colaboradores”, opina.
Dessa forma, quanto melhores as políticas e rotinas de gestão de pessoas da indústria, melhores são as condições para se ter uma equipe motivada, com senso de pertencimento e realizando ótimas entregas.
Aproveite este conteúdo e saiba como implementar a cultura de inovação na sua indústria.