Não é novidade que as mulheres têm o poder de se reinventar. Tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Uma das palestras realizadas no Parque de Ideias da EXPOMAFE 2023 mostra exatamente o que estamos falando. O conteúdo teve como gancho a atração Mulheres na Indústria, promovida pelo evento para dar voz à posição feminina no mercado.

Cristina Moraes, Coach e Palestrante da Talentum Partners, contou sobre a sua trajetória profissional e todas as vezes em que foi obrigada a se reinventar. Uma delas, para se tornar a especialista em mentoria profissional que é hoje.

Cristina deu conselhos valiosos para quem quer identificar oportunidades e abraçar desafios. “É primordial conciliar conhecimento técnico e ter maturidade de relacionamento”. Dica fundamental para homens e mulheres!

Segundo a palestrante, todo profissional, principalmente as mulheres, deve pensar fora da caixa, de modo a produzir um plano de desenvolvimento individual. “Perseverem, se empoderem e não se intimidem”, ressaltou.

Quer ver a palestra completa? Saiba como reunir conhecimento e forjar sua carreira

Diretora de Operações

Quem também aprendeu a se reinventar durante a carreira profissional na indústria foi Naiane Nunes, Diretora de Operações na Tornos. A trajetória dela é vasta. Naiane começou a sua carreira no Brasil e hoje atua no exterior.

Na mesma empresa, ela trabalhou em diversos departamentos, entre eles, administração, marketing, processos, vendas internas, controladoria e financeiro. Um longo caminho até chegar a diretoria de operações.

Sobre as mulheres na indústria, ela ressalta que “precisamos de força industrial para inovações mundo afora. E quando temos mulheres em funções variadas, praticamos a inclusão, que é tão importante para prepararmos as próximas gerações”.

Gerente de Departamento Técnico

Zorailde Morais, Gerente de Departamento Técnico e Marketing na Lincoln Eletric, define a mulher como sinônimo de persistência. A reinvenção, a propósito, vem em virtude da resiliência que a mulher possui.

A gerente se especializou em soldagem durante a faculdade, mas foi crescendo em conhecimento ao longo dos 18 anos em que atua na mesma empresa. “Para a mulher nunca é fácil, mas temos que agir naturalmente. Temos o poder de dar leveza para qualquer ambiente majoritariamente masculino”.

Sobre a capacidade de reinvenção, vale a frase de Zorailde: “nós podemos muito mais do que achamos. Nada é de graça, é preciso persistir, estudar e focar no que se deseja. Buscar a excelência”.

Executiva de Contas

Aluna de mecânica do Senai, aos 14 anos, Ellen Mariano, hoje, é Executiva de Contas da Bucci. Até aqui, a executiva se reinventou em diferentes aspectos: trabalhou como torneira mecânica, em usinagem CNC, deu aula no próprio Senai e hoje lidera uma grande equipe.

“O papel de liderança é gratificante, porque posso inspirar outras pessoas. Ser uma mulher líder é isso, servir e inspirar”, destaca.

Ellen dividiu uma curiosidade com o Portal A Voz da Indústria. Segundo ela, empresas estão cada vez mais preferindo mulheres para cargos específicos. “O cargo em que estou hoje é um exemplo disso. Ele foi determinado para uma mulher. E aqui estou”.

Quando questionada do porquê dessa escolha por parte das empresas, diz que é porque as mulheres são mais detalhistas, criativas e sensíveis. “A mulher consegue o que quiser. Tem que ter foco”.