Outsourcing é o mesmo que terceirização. Trata-se de quando uma empresa decide contratar serviços ou atividades de uma outra organização para realizar determinadas funções.
Todas elas, necessárias para melhorar o sistema operacional. Ou seja, atividades específicas que não fazem parte do núcleo de competência da contratante.
A prática do outsourcing visa aproveitar a expertise de fornecedores externos para a execução de trabalhos característicos.
Outsourcing nas indústrias
Quando o assunto são as indústrias, a terceirização das atividades compreende os seguintes processos:
- Manufatura
- Logística
- Atendimento ao cliente
- Movimentação de materiais
- Serviços de Tecnologia da Informação (TI)
- Gestão
- Recursos Humanos (RH)
- Contabilidade
- Limpeza
- Segurança
Segundo Eduardo Cunha, diretor de vendas do Grupo JBQ.Global, o objetivo é permitir que a empresa se concentre em suas principais competências, reduzindo custos e aproveitando o know-how de terceiros para melhorar a eficiência das operações.
Solução efetiva
Como o outsourcing pode ajudar as indústrias e por que essa é uma solução atrativa para o segmento? Ainda de acordo com Eduardo, o outsourcing é uma resolução altamente atrativa para o setor industrial por diversas razões.
“Ao terceirizar as atividades como manutenção, logística, automação, digitalização, atendimento ao cliente, pesquisa e desenvolvimento, as indústrias podem eliminar a necessidade de investir em infraestrutura, treinamento e contratação de pessoal especializado.”
Além disso, o outsourcing de serviços como TI de empresas especializadas pode melhorar a segurança da informação e a disponibilidade de sistemas – ambos fundamentais para as indústrias de manufatura.
Outra questão essencial: a terceirização ainda permite que as indústrias acessem rapidamente as informações, conhecimentos e recursos especializados que podem não estar disponíveis internamente. Ou seja, uma empresa parceira tende a contribuir em diversos âmbitos, de modo a eliminar muitas preocupações da respectiva indústria.
“Isto é especialmente benéfico em um ambiente de negócios em constante evolução, onde a expertise externa pode ser fundamental para a empresa se manter competitiva”, complementa o diretor.
Mais vantagens do outsourcing
A capacidade de adaptar os serviços terceirizados de acordo com as necessidades sazonais ou de crescimento da empresa é uma outra (grande) vantagem. A propósito, essa atividade elimina os ônus dos contratos de longo prazo.
O outsourcing ainda permite que as empresas se concentrem em sua estratégia central e na criação de valores para os seus clientes. Enquanto isso, parceiros especializados podem cuidar das atividades secundárias.
“Isso resulta em maior eficiência, produtividade e, em última análise, em uma vantagem competitiva”, define Eduardo Cunha.
Objetivos
Quando questionado sobre os principais objetivos do outsourcing, o porta-voz do Grupo JBQ.Global diz que o primeiro está em permitir que as empresas se concentrem em suas principais competências, reduzindo custos e aproveitando a experiência de terceiros para melhorar a eficiência operacional. No entanto, temos alguns pontos de atenção, conforme explica o diretor.
“É crucial destacar que a decisão de terceirizar uma atividade deve ser tomada com base em uma análise cuidadosa dos custos e benefícios envolvidos.”
Além deste apontamento, é essencial destacar a importância de selecionar cuidadosamente o parceiro terceirizado e monitorar de perto o desempenho dos serviços prestados. “Quando bem implementado, o outsourcing pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o desempenho das indústrias e impulsionar a competividade”.
Ou seja, o foco é a efetividade em todos os sentidos.
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