Responsável pelo maior alinhamento ou integração entre softwares e hardwares, promovendo a realização de tarefas de modo autônomo ou automático, o RPA (Automação de Processos Robóticos) vem sendo cada vez mais aplicada em ambientes industriais.
Resumidamente, essa é uma tecnologia que utiliza softwares robôs para automatizar processos repetitivos e baseados em regras, imitando ações humanas dentro de sistemas digitais.
No entanto, muitas empresas podem se sentir inseguras em implantar o RPA em suas atividades, outras não sabem se essa tecnologia de software se aplica ao ambiente de trabalho que elas realizam.
Convidamos Sabrina Tonom, QA Manager e CPO no Grupo JBQ.Global para dar algumas dicas sobre as razões que estimulam a implantação do RPA.
RPA (Robotic Process Automation) – entendendo o conceito
Antes de entender se o RPA é útil para seu negócio, vale ter um entendimento mais claro sobre essa tecnologia de software.
Para Sabrina Tonom, o RPA é uma tecnologia que faz uso de softwares robôs para automatizar processos de negócios repetitivos e baseados em regras.
“Com o RPA, os robôs são capazes de imitar ações humanas dentro de sistemas digitais, como manipulação de dados, preenchimento de formulários, extração de informações, comunicação entre aplicativos, entre outras tarefas.”
Além disso, por se tratar de uma tecnologia escalável e flexível, o RPA contribui para melhorar a eficiência da operação, reduzir erros e aumentar a satisfação do cliente.
A especialista indica também que o RPA oferece às indústrias a oportunidade de melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade dos processos, reduzindo erros e liberando recursos para atividades estratégicas.
“Essa é uma tecnologia que permite às indústrias automatizar tarefas repetitivas, como coleta e análise de dados, manipulação de informações em sistemas, preenchimento de formulários e emissão de relatórios”, complementa.
Outro benefício é a escalabilidade que ela proporciona às indústrias. “Os robôs de software podem ser implantados em diferentes sistemas e aplicativos, independentemente da infraestrutura existente. Isso significa que o RPA pode se integrar a sistemas legados e se adaptar facilmente a diferentes ambientes industriais”, destaca Sabrina.
Além disso, é possível escalar o número de robôs conforme a demanda, garantindo uma rápida adaptação a variações na carga de trabalho.
Mas afinal, o RPA é útil para qualquer negócio?
Muitos gestores se perguntam como identificar se RPA é adequada para seu negócio e, segundo Sabrina Tonom, essa é uma dúvida comum.
Mas a QA Manager e CPO no Grupo JBQ.Global salienta que há alguns fatores que indicam que uma empresa poderá se beneficiar com a tecnologia. São eles:
- Tarefas repetitivas;
- Processos transacionais;
- Volume elevado de dados;
- Necessidade de escalabilidade;
- Pressão para reduzir custos; e
- Necessidade de processos mais rápidos.
Mas, tão importante como identificar se o RPA é útil ao negócio é considerar a eficiência da sua implementação nas indústrias.
“É importante avaliar cuidadosamente os processos que podem se beneficiar da automação e garantir a adoção correta da tecnologia para maximizar seus benefícios”, opina Sabrina.
A especialista sugere algumas dicas que podem ajudar:
Analise os processos existentes: o gestor deve fazer uma análise detalhada dos processos de negócios da sua empresa, identificando as tarefas repetitivas, baseadas em regras e que envolvam interações em sistemas digitais.
“Essas tarefas são candidatas ideais para automação por meio do RPA”, destaca Sabrina.
Avalie o volume de dados e a complexidade das tarefas: A RPA é especialmente útil em processos com um alto volume de dados e tarefas com regras claras e bem definidas.
Por isso, é preciso considerar o volume de dados que precisa ser processado e a complexidade das tarefas antes de optar pela RPA.
Considere a necessidade de escalabilidade: Se o seu negócio está crescendo e há uma demanda crescente por processamento de tarefas, a RPA pode, segundo a especialista, ser uma solução eficaz.
“A RPA permite escalar o número de robôs conforme a demanda, permitindo uma adaptação rápida a variações na carga de trabalho”, complementa.
Entenda a necessidade de reduzir custos operacionais: Se a sua empresa está buscando reduzir custos operacionais, a RPA pode ser uma opção atraente.
Automatizar tarefas com o RPA pode resultar em uma redução significativa de custos, pois requer menos recursos humanos e pode operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem necessidade de pausas.
Avalie os recursos disponíveis: Para saber se a RPA é viável, considere os recursos disponíveis na sua organização, como conhecimento técnico e capacidade de implementação.
Importante destacar que a RPA requer um certo nível de expertise técnica para implementação e manutenção adequadas. “Se a sua empresa não possui os recursos internos necessários, pode ser necessário buscar assistência externa ou treinar a equipe existente”, recomenda a especialista.
Considere a capacidade de implementar e manter a longo prazo: Além de considerar a implementação inicial da RPA, é preciso considerar a capacidade de manter a RPA a longo prazo.
Por isso, certifique-se de que a sua organização tenha os recursos e a estrutura necessários para dar suporte contínuo às automações, incluindo atualizações, manutenção e treinamento.
Estes são alguns pontos que certamente ajudarão sua empresa a ter uma definição mais estratégica da necessidade ou não da implementação da RPA, impulsionando a automação dos processos na sua indústria.
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