O Parque de Ideias, atração especial da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos – cujo espaço conta com conteúdos técnicos e relevantes para o setor industrial, abriu a programação de 2024 com o tema: “Os erros letais dos custos e a precificação”.
Miguel Dyna, Sócio da PWR Gestão e da Capital Upgrade, palestrou e trouxe informações valiosas sobre a importância das empresas investirem na gestão de custos e preços com modelos apropriados a cada atuação, a fim de aumentar os lucros.
“Conforme as empresas evoluem em complexidade operacional, o modelo deve evoluir para ser apropriado.”
Gastos e precificação na indústria
Segundo Miguel, tudo o que ocorre numa empresa é traduzido em gastos. Ao final, se tem um produto. Ou seja, o preço é sempre a transferência de um determinado custo para o cliente, sobre tudo o que foi realizado na empresa.
“Existem formas mais e menos apropriadas para quantificar preços. Mais uma vez, não existe o melhor modelo, e sim o mais adequado”, explica.
Toda organização deve se dedicar a melhorar seus custos e preços. A sacada consiste em descobrir métodos e desenvolver uma inteligência estratégica. Conforme explica o especialista da PWR, “não são as maiores empresas que vencem, mas as que mais se adaptam”.
Maximização do lucro
Na palestra, foram apresentadas as principais métricas para a maximização dos lucros. De acordo com Miguel, alguns aspectos são indispensáveis. São eles:
- Cálculos
- Números
- Técnicas
- Apurações
- Informações melhores aproveitadas
Com as respectivas aplicações, é possível reduzir custos, aumentar preços e, consequentemente, a margem de lucro. Isso porque o processo de compra é uma decisão do cliente – relação entre perda e ganho. Logo, a empresa deve fazer com que a percepção de valor do seu produto por parte do público seja superior ao preço.
“É imprescindível a percepção de ganho com o benefício adquirido.”
Métodos de custeio
Quem esteve na respectiva palestra desse primeiro dia de FEIMEC pôde compreender que os custos vão muito além de planilhas e relatórios. Trata-se de uma questão de estratégia. Nesse mapa, temos:
- Estratégia de custos
- Estratégia de preços
- Estratégia de mercado
- Estratégia empresarial
Para o apresentador, devem ser considerados o lucro desejado, as despesas variáveis, as fixas, os custos indiretos e os diretos, além das oportunidades. Miguel explicou que o preço da venda não deve estar acima do preço do mercado e que a empresa deve buscar uma constante diferenciação ante a concorrência.
Confira alguns métodos de custeio apresentados no Parque de Ideias nesse primeiro dia de evento:
RKW
A empresa aloca todos os tipos de gastos proporcionalmente ao volume produzido.
Por absorção
Divide-se os custos em centros de custos, de modo a apropriar os custos diretos. Já os indiretos são relatados para os produtos e serviços.
Padrão
Opção para efeitos de custeio e precificação conforme projeção realizada. Esse método visa o controle e o monitoramento de custos e despesas.
Variável ou direto
Já este subdivide todos os gastos variáveis e fixos, independentemente do conceito de custos e despesas da empresa.
Baseado em atividades (ABC)
Metodologia que apropria os custos ao processo e não mais ao produto ou serviço.
Veja a programação do Parque de Ideias e faça o seu credenciamento para conferir outras apresentações, com conteúdos estratégicos para o setor, durante a FEIMEC 2024!
Inscreva-se e participe da FEIMEC!
Informações:
Data: 7 a 11 de maio de 2024
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – São Paulo/SP
Horário: 3ª a 6ª das 10h às 19h e Sábado das 9h às 17h
Iniciativa: ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
Organização: Informa Markets LATAM
Instagram: @feira.feimec
Site oficial: www.feimec.com.br