O Parque de Ideias, atração especial da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos – cujo espaço conta com conteúdos técnicos e relevantes para o setor industrial, abriu a programação de 2024 com o tema: “Os erros letais dos custos e a precificação”.

Miguel Dyna, Sócio da PWR Gestão e da Capital Upgrade, palestrou e trouxe informações valiosas sobre a importância das empresas investirem na gestão de custos e preços com modelos apropriados a cada atuação, a fim de aumentar os lucros.

“Conforme as empresas evoluem em complexidade operacional, o modelo deve evoluir para ser apropriado.”

Gastos e precificação na indústria

Segundo Miguel, tudo o que ocorre numa empresa é traduzido em gastos. Ao final, se tem um produto. Ou seja, o preço é sempre a transferência de um determinado custo para o cliente, sobre tudo o que foi realizado na empresa.

“Existem formas mais e menos apropriadas para quantificar preços. Mais uma vez, não existe o melhor modelo, e sim o mais adequado”, explica.

Toda organização deve se dedicar a melhorar seus custos e preços. A sacada consiste em descobrir métodos e desenvolver uma inteligência estratégica. Conforme explica o especialista da PWR, “não são as maiores empresas que vencem, mas as que mais se adaptam”.

Maximização do lucro

Na palestra, foram apresentadas as principais métricas para a maximização dos lucros. De acordo com Miguel, alguns aspectos são indispensáveis. São eles:

  • Cálculos
  • Números
  • Técnicas
  •  Apurações
  • Informações melhores aproveitadas

Com as respectivas aplicações, é possível reduzir custos, aumentar preços e, consequentemente, a margem de lucro. Isso porque o processo de compra é uma decisão do cliente – relação entre perda e ganho. Logo, a empresa deve fazer com que a percepção de valor do seu produto por parte do público seja superior ao preço.

“É imprescindível a percepção de ganho com o benefício adquirido.”

Métodos de custeio

Quem esteve na respectiva palestra desse primeiro dia de FEIMEC pôde compreender que os custos vão muito além de planilhas e relatórios. Trata-se de uma questão de estratégia. Nesse mapa, temos:

  • Estratégia de custos
  • Estratégia de preços
  • Estratégia de mercado
  • Estratégia empresarial

Para o apresentador, devem ser considerados o lucro desejado, as despesas variáveis, as fixas, os custos indiretos e os diretos, além das oportunidades. Miguel explicou que o preço da venda não deve estar acima do preço do mercado e que a empresa deve buscar uma constante diferenciação ante a concorrência.

Confira alguns métodos de custeio apresentados no Parque de Ideias nesse primeiro dia de evento:

RKW

A empresa aloca todos os tipos de gastos proporcionalmente ao volume produzido.

Por absorção

Divide-se os custos em centros de custos, de modo a apropriar os custos diretos. Já os indiretos são relatados para os produtos e serviços.

Padrão

Opção para efeitos de custeio e precificação conforme projeção realizada. Esse método visa o controle e o monitoramento de custos e despesas.

Variável ou direto

Já este subdivide todos os gastos variáveis e fixos, independentemente do conceito de custos e despesas da empresa.

Baseado em atividades (ABC)

Metodologia que apropria os custos ao processo e não mais ao produto ou serviço.

Veja a programação do Parque de Ideias e faça o seu credenciamento para conferir outras apresentações, com conteúdos estratégicos para o setor, durante a FEIMEC 2024!

Inscreva-se e participe da FEIMEC!

Informações:

Data: 7 a 11 de maio de 2024
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – São Paulo/SP
Horário: 3ª a 6ª das 10h às 19h e Sábado das 9h às 17h
Iniciativa: ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
Organização: Informa Markets LATAM
Instagram: @feira.feimec
Site oficial: www.feimec.com.br