Um sistema de transmissão por meio de polias desalinhadas pode ocasionar problemas ao processo de produção, como acidentes, interrupções, desgaste precoce de equipamentos ou superaquecimentos. A ferramenta indicada, e muito utilizada pela indústria, para manutenção de mecanismos com polias é o extrator de polias, ou sacapolia.

Ele otimiza a força e o tempo para a realização desse trabalho de forma segura, rápida e ergonômica. Conheça tipos e componentes.

Componentes de sacapolia

Um sacapolia possui três componentes básicos: o fuso roscado, corpo e garras.

Fuso: componente que tem como função viabilizar o movimento de extração da polia. É fundamental que sua composição apresente elevada resistência ao desgaste.

Corpo: elemento de ligação entre as peças funcionais: garras e fuso. Permite a abertura e fechamento das garras a fim de ajustá-las para extrair a peça. Deve ser projetado e fabricado para resistir à deformação mecânica e ao desgaste, contemplando uma geometria que maximiza a resistência mecânica e minimiza o esforço. Os modelos com escala gravada a laser ao longo do corpo permitem o alinhamento simétrico das garras.

Garras:  permite o funcionamento do sacapolia e o ajuste correto entre a ferramenta e o elemento mecânico a extrair.

Tipos de sacapolia

Os sacapolias mais utilizados são os extratores com 2 garras, mais indicados para extrações

centralizadas otimizando a força aplicada, já o extrator com 3 garras, onde a carga é distribuída sobre

as garras, assegura um agarre mais seguro e uma extração balanceada.

  • Extratores com garras deslizantes: Permite a inversão de suas garras facilitando a extração de polias com apoio externo ou interno.
  • Extratores com garras articuladas: Mais versáteis possibilitam o trabalho em diferentes modelos de polias, pois sua capacidade de abertura é articulada.
  • Extratores para utilização específica: usados para extração de porcas encravadas, extração de rolamentos e buchas, extração de cubos de roda, extração de volantes automotivos e extração de articulações esféricas.
  • Extratores hidráulicos: usados com grande flexibilidade e esforço mínimo do usuário em relação às ferramentas convencionais. Possui uma bomba hidráulica manual para otimização da aplicação de força.

Clique aqui e acesse o material para encontrar a solução certa para sua indústria.