Depois de entender o que são KPIs e qual a importância desses indicadores para a indústria e negócios em geral, aqui o foco é nos principais KPIs e como eles podem ser implementados no segmento industrial – o chão de fábrica. Como podemos aplicar os KPIs na indústria?
Segundo Thiago Leão, Diretor Comercial da Nomus, “a indústria deve selecionar quais são os indicadores mais relevantes, que podem variar conforme cada objetivo e tipo de mercado”.
Ele explica que é essencial que uma empresa evite monitorar muitos resultados sobre os processos que não são tão relevantes para o objetivo final da empresa ou que não geram tanto impacto na performance fabril, comercial e administrativa.
“O excesso de relatórios e indicadores também pode ser prejudicial, por isso, é recomendado que apenas os números mais relevantes sejam metrificados”, indica Leão.
Fato é que, gerar um número grande de informações com relação aos KPIs na indústria, sem transformá-los em dados e em ações, é apenas uma maneira de tirar o foco da liderança e demais colaboradores dos pontos que, de fato, são importantes para alcançar os resultados esperados.
Dessa forma, alguns KPIs na indústria podem ser mais úteis do que outros, cuja importância está exatamente no que o diretor da Nomus fez questão de ressaltar: transformar dados em informações e ações.
Neste sentido, confira algumas categorias de indicadores de desempenho que podem ser cruciais para o sucesso da indústria e do negócio como um todo.
1. Indicadores de produtividade
Para utilizar os KPIs na indústria é essencial mirar nos indicadores de produtividade. São ferramentas aplicadas de maneira contínua na gestão do chão de fábrica, em que o objetivo está na avaliação do rendimento e na eficiência dos processos (produtivo, comercial e administrativo). Em suma, esses indicadores atuam de modo a mensurar a quantidade de recursos que uma companhia utiliza para produzir seus produtos ou serviços.
2. Indicadores de qualidade
Os indicadores de qualidade trabalham em parceria com os indicadores de produtividade. Isso porque ambos se complementam na análise de qualquer imprevisto, gargalo ou erro cometido ao longo do processo de manufatura. Assim, é possível determinar onde estão os problemas e saná-los com o auxílio de especialistas.
3. Indicadores de capacidade
Esses KPIs na indústria analisam a capacidade que um determinado processo produtivo oferece como tempo de resposta. Tudo, por meio da relação entre as demandas produzidas e entregues por unidade de tempo. Os indicadores de capacidade também são fortes aliados aos dois anteriores, dando competitividade a empresa e mostrando quão capaz ela é, bem como seus diferenciais ante a concorrência.
4. Indicadores estratégicos
Já essas métricas são essenciais para fornecer informações sobre como a corporação está em relação às suas metas definidas para um ano todo, por exemplo. Os indicadores estratégicos fazem um comparativo entre o cenário atual da companhia e o que foi esperado para ela. Resumidamente, mede “a quantas anda” o negócio rumo ao aumento da produtividade e receita.
Ainda sobre a importância dos indicadores e de coletar dados na indústria, conheça os métodos da Pesquisa Operacional.