A utilização de materiais provenientes de sobras de processos industriais – as famosas sucatas metálicas ou matéria-prima secundária – tem sido cada vez mais levada em consideração, uma vez que o setor metalmecânico brasileiro está se movimentando para gerar o menor impacto possível ao meio ambiente. Não à toa, o consumo de sucata metálica no mercado brasileiro está aumentando.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Inesfa), em parceria com o Ministério da Economia/Secex, revelou um aumento de 169% no volume de sucata metálica importada.

Para se ter uma ideia, em 2021 a indústria importou cerca de 244.696 toneladas de sucata, ante às 90.919 de 2020. Os dados de 2022 ainda não foram computados a esse respeito.

Segundo Clineu Alvarenga, presidente do Inesfa, “o mercado interno está abastecido de sucatas”. Isso significa que a indústria tem utilizado tanto a sucata metálica brasileira quanto a importada. O que conta, segundo o presidente do Inesfa, é o preço. “As siderúrgicas recorrem às importações para pressionar a baixa de preços da sucata ferrosa no Brasil”, pontua.

O que é sucata metálica?

A sucata metálica é a sobra da matéria-prima utilizada em diversos processos industriais, entre eles, fundição e fabricação de produtos variados. A propósito, a reciclagem da sucata metálica pode ser também a partir de peças pequenas, médias e grandes, bem como de componentes e outros produtos em metal.

Na indústria, a sucata metálica passa por diversos processos, os quais compreendem a separação do material, a fundição do produto, bem como a sua moldagem. Esse último processo fará com que o material em si fique no tamanho e formato ideal, conforme a necessidade da respectiva fábrica.

É importante saber que a sucata metálica pode ser reciclada por diversas vezes, sem sofrer alterações em sua composição. Ou seja, uma peça, ainda que produzida a partir de sucata metálica, pode voltar ao processo de reciclagem e sua matéria-prima ser novamente utilizada pela indústria.

Além de gerar benefícios econômicos ao segmento industrial, inclusive no consumo de energia e água, o uso da sucata metálica e das demais versões contribui com a redução do descarte de insumos no meio ambiente e reduz a poluição gerada pelo beneficiamento de novas matérias-primas. Isso, sem contar que a própria reciclagem da sucata metálica gera empregos e outros recursos em prol do país.

Entre as indústrias que mais utilizam a sucata metálica, destaque para as fundições e siderúrgicas.

Quanto à origem e tipos de sucatas, temos as seguintes informações:

Aço

A sucata de aço pode ser interna ou de retorno. Ela é proveniente das usinas siderúrgicas, a partir do processo de fabricação de diversos tipos de aço.

Processamento

Por sua vez, a sucata de processamento, ou industrial, provém das atividades industriais em suas diversas vertentes. Por exemplo: da indústria automobilística, de embalagens, naval, construção civil, fabricação de peças e componentes etc.

Obsolescência

Já este tipo de sucata vem da coleta de produtos descartados, ou seja, em desuso, cuja viabilidade não existe mais. Por exemplo: peças, máquinas, equipamentos, fios, embalagens, latas, entre outros produtos.

Benefícios da sucata metálica ao meio ambiente

Conforme citado anteriormente, a utilização da sucata metálica contribui exponencialmente com o meio ambiente. Tal destinação é ambientalmente vantajosa e prolonga ainda a vida útil dos aterros sanitários e das reservas, proporcionando também a redução no consumo de energia elétrica e dos recursos hídricos.

Conforme informações do Inesfa, o aço, por exemplo, quando é produzido a partir da sucata, deixa de poluir o ar em cerca de 85%, ao passo que o consumo de água cai em 76%. Enquanto isso, cada tonelada de alumínio reciclado poupa o meio ambiente com menos cinco toneladas de bauxita retirada.

Não à toa, a entidade revelou que houve um aumento significativo na procura por sucata metálica em 2021, o que derruba de uma vez por todas o preconceito sobre o uso do material secundário, que, muitas vezes, recebe comentários pejorativos.

Fato é que a utilização da sucata metálica resulta em produtos ainda mais valorizados no mercado atualmente e rende benefícios intermináveis à economia e ao meio ambiente.