Enquanto modelo tradicional de gestão foca apenas na redução de custos, tarefas de rotina e na execução dos serviços, o premium valoriza o desenvolvimento das pessoas e serviços, entenda!
Na Arena de Intralogística & Movimentação de Carga da FEIMEC 2024 – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, os visitantes tiveram acesso a conteúdos dedicados à tecnologia na gestão dos serviços de logística.
Donizete Santos, Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios do Grupo GPS, explicou a importância da tecnologia digital para o sustento de uma gestão premium.
Segundo ele, o conceito “premium” utiliza a tecnologia como base para alicerçar os processos e gerir as pessoas.
“A indústria continua conservadora, mas não é retrógrada ou avessa à tecnologia. Ela caminha no seu próprio ritmo, sendo um dos setores de mercado que mais valoriza as experiências.”
Leia mais: Entenda quais são os principais setores industriais do Brasil
Por que investir em uma gestão premium dos serviços de logística?
De acordo com Donizete, o modelo tradicional está obsoleto e desgastado. É preciso optar pelo novo, aderir a tecnologias que possam trazer resultados e efetividade à logística.
Mesmo porque, em muitos casos, encontramos situações precárias dos ativos em alguns segmentos. Além disso, “há uma mão de obra com baixa qualificação técnica”, conforme explicou o diretor.
Também, a troca intensa de fornecedores e o famoso “perde-perde”, com clientes e fornecedores insatisfeitos.
O sistema premium de gestão oferece diversas vantagens à logística das empresas. Entre elas, a atração e retenção de talentos, segurança, turnover, engajamento, qualidade no ambiente de trabalho, comunicação assertiva, atitudes, valores e possibilidade de avaliação de desempenho.
Leia também: Caminho até a Indústria 4.0: os destaques das revoluções industriais
Diferenças entre modelo tradicional e o modelo premium de gestão de logística
Conforme apresentou o palestrante, enquanto o modelo tradicional de gestão foca apenas na redução de custos, tarefas de rotina e na execução dos serviços, o premium valoriza o desenvolvimento das pessoas e serviços.
Por exemplo, em produtividade, contratação de know-how, planejamento, execução e gestão, além do compartilhamento de ganhos.
“No modelo de gestão premium não há barganha, mas sim uma parceria entre todos os envolvidos”. Para Donizete, ao passo em que a gestão tradicional trabalha sob o conceito da desconfiança, o premium investe na confiança mútua.
Pessoas, processos e tecnologias
Para Donizete, esse é o tripé mais importante na gestão dos serviços de logística, tendo como base a tecnologia.
Pessoas
Ele ressaltou que, para gerir as pessoas, é preciso, primeiramente, saber como atrair os talentos e retê-los. Depois disso, o mais importante é a capacitação. “Não existe tecnologia sem pessoas, mas é preciso capacitá-las”, completou. Além da liderança, é preciso investir no pessoal do operacional e oferecer oportunidades de carreira.
Leia também: 5 exemplos de aplicação da Indústria 4.0
Processos
Por sua vez, os processos entram na cadeia para justificar o uso da tecnologia em procedimentos técnicos, estruturação, armazenagem, disponibilização, etc. Os processos são a chave para a melhoria contínua dos serviços de logística.
“Eles compreendem a integração entre diferentes serviços, planejamento, automação, metas, redução de custos, estudos de confiabilidade e produtividade, mapeamento, fluxo de trabalho, etc.”
Tecnologias
A base do tripé é a tecnologia, conforme pontuou o representante do Grupo GPS na Arena de Intralogística & Movimentação de Carga. Ele explicou que é fundamental que as empresas tenham sistemas efetivos para a gestão operacional, além de parceiros estratégicos, RPA (Robotics Process Automation), Inteligência Artificial e ferramentas digitais. “Sistemas de gestão de pessoas, Business Intelligence e IoT são essenciais também”.
Inovações para a gestão dos serviços de logística
Na mesma apresentação, os visitantes puderam conferir alguns exemplos de tecnologias para a gestão premium dos serviços de logística. O primeiro deles foi o WMS/TMS, cuja função é melhorar o nível de gerenciamento da operação, otimizar as movimentações e aumentar a eficiência da roteirização de cargas.
Saiba mais: Industrialização na América Latina e reflexos na economia brasileira
Outra tecnologia indispensável é a RFID/IoT que possibilita o rastreamento dos produtos, com possibilidade de múltiplas conferências simultaneamente e o monitoramento dos ativos em tempo real. Big Data e Analytics, por sua vez, são utilizados para analisar diversas fontes de dados, identificar padrões e tendências e mostrar fontes de melhorias.
Já os veículos elétricos sustentáveis (outra tecnologia para a gestão dos serviços de logística) ajudam a reduzir a emissão de carbono, contribuindo com um menor impacto ambiental e a redução dos custos de manutenção. E a robótica automatizada, que “aumenta a eficiência em tarefas repetitivas, reduz custos operacionais e elimina desperdícios”.
Ainda conforme a palestra da FEIMEC 2024, a Inteligência Artificial está entre as principais tecnologias para beneficiar os processos de logística e sua gestão.
Ela contribui, por exemplo, com a previsão de demanda e gestão de estoques, a tomada de decisão mais assertiva e com a análise de imagens e uma visão computacional.
Você pode conferir as palestras da Arena de Intralogística & Movimentação de Carga da FEIMEC 2024 na íntegra pela plataforma Indústria Xperience.
Acompanhe A Voz da Indústria e fique por dentro das principais tendências do setor!