A importância da mão de obra qualificada foi destaque na palestra “A Importância do treinamento em Soldagem, Corte e Segurança nos processos”, no segundo dia da EXPOMAFE 2019. A palestra aconteceu no Parque de Ideias, que reúne (ao longo dos 5 dias de evento) temas relevantes para a indústria como um todo.

Apresentada por Emílio Veiga, da ABRASOLDA, o evento abordou as vantagens de apostar em uma mão de obra cada vez mais preparada para lidar com as necessidades da indústria. A evolução do treinamento da indústria também foi citada. “O soldador brasileiro nem sempre tem formação teórica. Muitas vezes ele era polidor, mecânico, cortador, e assumiu uma posição na solda. Isso gera um conhecimento prático mas sem nenhuma base teórica”, comenta Veiga.

Preparo e qualificação

Para o palestrante, o treinamento abre portas para um mundo novo para o profissional. “Ele se valoriza para o mercado, pode alcançar promoções dentro de uma empresa, abrir seu próprio negócio…”, enumera. O treinamento também é vantajoso para o empregador, que passa a contar com um profissional capaz de visualizar o processo como um todo.

Pioneirismo: curso online para treinamento em soldagem

Partindo de um tópico abrangente (o processo TIG), Veiga estruturou com a ABRASOLDA o conteúdo completo para 18 vídeo aulas. “É o primeiro curso online de solda no Brasil. São mais de 400 slides e teremos versões em Espanhol e Inglês”, conta. O curso foi lançado oficialmente na EXPOMAFE 2019. Uma extensão do curso está planejada para o próximo ano.