No último dia da EXPOMAFE 2023, o Parque de Ideias foi palco de palestras que receberam grande atenção do público. 

Em pleno Sábado, os visitantes e expositores buscaram mais informações sobre dois temas relacionados à tecnologia para a gestão de indústrias. 

Confira o resumo do Parque de Ideias!

Gestão de relacionamento com o cliente (CRM)

Sendo a EXPOMAFE um ponto de encontro para os negócios da cadeia de transformação industrial, o Parque de Ideias trouxe mais informações sobre Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou também conhecido como CRM (Customer Relationship Management).

Em sua palestra, o gerente de vendas da MM Engenharia, Lucas Mattos, descreveu o CRM como um software estratégico, que reúne e integra dados valiosos para as empresas. 

Pensando nas estratégias comerciais aplicadas ao mercado de máquinas, o gerente comentou que a adoção de soluções de gestão mais modernas garante mais segurança aos dados e permite fazer análises detalhadas sobre o histórico e perfil dos prospects e clientes, tornando as ações de vendas mais assertivas e o relacionamento entre a empresa e sua carteira de clientes ainda mais sólido.

Entretanto, Mattos advertiu que, mesmo com todas as vantagens da automação e da digitalização de processos ligados à gestão do relacionamento com os clientes – como agilidade e precisão, e a segurança de dados –, a participação humana, seja na venda ou na manutenção do relacionamento, é imprescindível. “Nada substitui o contato humano”, advertiu.

A Manufatura em Cloud

O docente do Instituto de Ensino Mauá, Ari Nelson Rodrigues, encerrou a programação do Parque de Ideias, que contou com 100% de conteúdo especializado.

Com o tema O papel da cloud na manufatura, o professor explicou que fazer a manufatura em nuvem é um sistema de fabricação inteligente, que se tornou o principal impulsionador do que foi denominado de 4ª Revolução Industrial.

Tecnologias como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA), blockchain e realidade virtual estão confundindo as linhas entre o mundo físico e digital, e a capacidade de conectar e transferir dados entre dispositivos em altíssima velocidade permite aos fabricantes criar soluções para os problemas de negócios mais urgentes.

“A nuvem é um modelo de negócios para se produzir bens e serviços com o mínimo esforço de gerenciamento”, disse Rodrigues.

Ainda segundo o professor do Instituto Mauá, a proposta da Indústria 4.0 é ser um modelo de negócio para a transformação digital com a adaptação corporativa. “No futuro, os sistemas poderão tomar decisões sozinhos. O objetivo é conseguir que as máquinas conversem entre si”, afirmou.

Quer reassistir? Vem aí a Cobertura Digital EXPOMAFE

Os vídeos com a programação do Parque de Ideias estão online na Indústria Xperience.

Além disso, o canal do YouTube já está com entrevistas com os expositores e do projeto Mulheres na Indústria.

Programe-se e aproveite!