Você já ouviu a frase “Quem não é visto não é lembrado”? No mundo dos negócios, ela é extremamente verdadeira. E, uma das melhores alternativas para ser visto e lembrado é ser expositor em feiras de negócios.
Para Líbia Macedo, professora de Eventos e projetos esportivos da ESPM e do CEM (Certified Exhibition Management), uma feira é um “shopping corporativo”. “Neste shopping temos todos os stakeholders da indústria, caso de clientes, fornecedores e concorrentes”.
Entretanto, muitas são as outras vantagens que a participação como expositor em uma feira de negócios pode trazer para a indústria. Confira a seguir!
Feira de negócios: vendedores e compradores em um mesmo local
Apesar de ser trabalhoso participar de um evento de negócios, não faltam razões para dedicar o máximo de esforço e expor seus produtos e serviços em uma feira dentro da sua área de atuação.
“Não existe nenhuma outra opção para termos Vendedores e Compradores qualificados tão próximos e abertos à negociação num mesmo lugar do que em uma feira de negócios”, indica Líbia Macedo.
Assim, expor em feiras horizontais, como é o caso da FEIMEC e da EXPOMAFE, é certeza de encontrar todo o setor com o que há de mais atual e as melhores oportunidades de negócio.
Já Giselle Leme, Gerente de Marketing do portfólio de Indústria da Informa Markets LATAM, explica que a FEIMEC e a EXPOMAFE são feiras consolidadas como verdadeiros pontos de encontro do setor de transformação industrial. Consequentemente, se fazer presente nelas é fundamental.
“Essas feiras proporcionam interações, experiências, demonstrações e muita troca de conhecimento para que vendedores e compradores tenham uma negociação de sucesso”, garante.
A Gerente de Marketing da Informa Markets complementa:
“Entre 9 a 13 de maio de 2023 reuniremos na EXPOMAFE mais de 900 marcas expositoras, nacionais e internacionais, que ocuparão 64 mil m² de exposição no São Paulo Expo, proporcionando grandes oportunidades de negócios para mais de 55 mil compradores de pequenas, médias e grandes indústrias.”
Ótima estratégia de marketing
Participar como expositor em feiras de negócios é ter papel de destaque no palco das grandes marcas do setor e aproveitar toda a força deste momento de exposição para, dentre outros benefícios:
- Apresentar seus produtos e fazer lançamentos;
- Atrair novos públicos, fornecedores e parceiros;
- Fortalecer sua marca e trocar conhecimentos;
- Ampliar sua rede de contatos;
- Pesquisar novas tendências, soluções de mercado; e principalmente
- Impulsionar seus negócios e aumentar suas vendas, sentindo a força do mercado comprador.
Além disso, engana-se quem pensa que expor em feiras é restrito às grandes empresas. Para a professora da ESPM essas ações são efetivas para todos os tamanhos de empresas, com focos diferentes.
“Para empresas pequenas, essas feiras servem como uma vitrine, para que elas mostrem que estão nesse setor ou que estão trazendo incrementos para a área, seja com produtos, serviços, insumos, tecnologia ou mão de obra”, opina.
Outro ponto importante ressaltado pela professora é que as feiras atuam como um ambiente de teste, no sentido da percepção e receptividade de novos produtos, ideal para startups e novos players.
“Nas feiras setoriais temos profissionais do setor de várias regiões, inclusive de outros países, consequentemente surgem ótimas oportunidades para parcerias, busca de representantes e expansão de mercado”, complementa Líbia.
Neste contexto, Giselle Leme salienta que a Informa Markets possui uma divisão de negócios que oferece produtos e serviços de marketing.
“Com essa divisão, conseguimos engajar, atrair e converter novos clientes em uma jornada de entregas físicas e digitais, conectando pessoas e negócios o ano todo e criando soluções e entregas para audiências B2B qualificadas, que interagem com nossas marcas e canais, visitam nossas feiras e plataformas, e que estão em busca de soluções para seus negócios.”
Lugar de uma empresa ver e ser vista
Qualquer feira de negócios, caso da FEIMEC e da EXPOMAFE, são lugares onde as empresas vão para ver novidades e também para serem vistas.
Exatamente por isso, tanto Giselle Leme quanto Líbia Macedo são categóricas em dizer que é preciso criar mecanismos para se destacar. Estes se baseiam em organização e planejamento, além da definição de metas e objetivos.
Assim, Giselle Leme indica que, para ser um expositor na feira presencial, é importante que a empresa tenha claro seus objetivos e planeje suas ações necessárias para se destacar neste ambiente, como:
- Criar um projeto adequado para sua área de exposição. “Este projeto deve ser convidativo e proporcionar a interação esperada”, sugere;
- Treinar a equipe para a excelência no atendimento, aproveitando todas as oportunidades que este período da feira traz;
- Criar estratégias de exposição de marca e merchandising que potencializam sua divulgação de marca (presencial e digital);
- Apresentar e demonstrar produtos e conhecimento que sua empresa oferece;
- Ter à disposição materiais de apoio e amostras, se necessário;
- Utilizar ferramentas de divulgação prévia para atrair convidados e compradores estratégicos para a sua empresa;
- Preparar-se para ter uma comunicação ativa com a imprensa, oferecendo informações que o diferenciam pela qualidade dos seus produtos e serviços;
- Destacar as boas práticas sustentáveis que sua empresa possui; e principalmente
- Estar ativo com campanhas complementares que alertem constantemente a comunidade industrial sobre a sua participação no evento.
Por fim, a professora da ESPM salienta que o estande é o seu palco da empresa e por isso ela precisa se destacar para ser vista e lembrada.
“Não falo necessariamente que o estande tem que ter grandes cenografias, mas algo que converse com seus objetivos, suas cores, seu slogan e visual merchandising. Uma tematização que demonstre seu DNA e suas novidades pode ser interessante”, finaliza.
Portanto, ser expositor em feira de negócios do setor industrial é sim uma excelente oportunidade, mas para não investir errado é preciso planejamento, organização e criatividade.