O TikTok pode ser útil para as indústrias no geral? De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sim.

A entidade defende que, embora a rede social seja mais utilizada para o entretenimento de diferentes idades, ela também pode ser uma ótima opção para as empresas estarem presentes na vida do público.

E os dados divulgados pela pesquisa da DataReportal ratificam essa teoria, uma vez que o estudo computou mais de um bilhão de usuários no TikTok, em julho de 2022, ao redor do mundo. A maioria ativa e com acesso, pelo menos, uma vez por dia.

TikTok para indústrias: planejar é necessário

O TikTok é simples, de fácil navegabilidade e funciona por meio da criação de conteúdos em vídeo, em que o usuário pode aplicar efeitos especiais, legendas, filtros, narrações, além de outras formas de edição e complementação do material.

Cada conteúdo pode ter até três minutos e, além de vídeos, é possível criar lives e stories (conteúdos temporários). Tudo isso pode ser muito útil para a indústria, mas é preciso ter um planejamento.

Conforme indicação do Sebrae, “é preciso entender que a plataforma tem um algoritmo diferenciado das demais redes sociais”. Mas o que isso significa?

Quer dizer que os vídeos distribuídos pelo TikTok alcançam números consideráveis de pessoas conforme alguns aspectos. Entre eles, o número de visualizações do respectivo vídeo, as curtidas e os comentários, os seguidores, a quantidade de encaminhamentos do conteúdo publicado, os compartilhamentos, as vezes em que o vídeo foi salvo pelos seguidores e o tempo médio de exibição.

O algoritmo do TikTok leva em consideração, também, a taxa de conclusão e, obviamente, o conteúdo do respectivo vídeo, que deve ser relevante para o público-alvo e outros visitantes da rede.

Isso porque, além dos seguidores da indústria, as publicações são distribuídas também para possíveis interessados enquanto navegam no TikTok.

A dica para que a corporação consiga alcançar o perfil certo de seguidores, ou seja, os potenciais clientes, é utilizar as hashtags (#) pertinentes ao assunto do próprio post.

O planejamento para conseguir visibilidade por meio do TikTok envolve ainda a definição dos conteúdos que serão criados e quais temas serão abordados pela empresa. Outra coisa, mesmo que a atuação da respectiva companhia seja complexa, cujo produto ou serviço não sejam tão populares, é preciso criar conteúdos leves e diretos para que o público compreenda a frequência.

Ferramentas úteis do TikTok para a indústria

A indústria pode alcançar cada vez mais o público-alvo utilizando as funções do TikTok, por exemplo, para apresentar suas máquinas, as ferramentas utilizadas ou fabricadas, o processo produtivo, o sistema de automação, o chão de fábrica, bem como qualquer outra etapa da manufatura.

Para isso, o Sebrae destaca três diferenciais do TikTok para a indústria que podem ajudar (e muito) com relação às outras redes sociais. Confira!

1. É possível sanar as dúvidas deixadas pelos seguidores nos comentários com um outro vídeo explicativo no próprio campo de resposta. Segundo o Sebrae, “isso deve ser feito somente para os comentários que exigem uma resposta mais complexa”.

2. Outra coisa, é possível que o usuário baixe os vídeos publicados pela indústria em seu celular, o que aumenta ainda mais o alcance da empresa e a aproxima dos objetivos.

3. Conforme mencionado, é possível criar narração para os vídeos. Com isso, o texto será ditado ao longo da reprodução do conteúdo e poderá facilitar a vida do seguidor quanto a reprodução do vídeo, principalmente, se o material for mais dinâmico, como acontece com as publicações da indústria.

#dicas para utilizar o TikTok

Para que o TikTok seja ainda mais funcional para sua indústria, algumas dicas podem ser valiosas:

  1. Primeiramente, é preciso saber quem é o seu público e focar nele. Não é a quantidade que conta, mas a qualidade e interação dos seguidores;
  2. Utilize SEO nos conteúdos. É primordial que a empresa tenha um especialista no assunto para aplicar a respectiva técnica no material de publicação, uma vez que muitos usuários da plataforma fazem pesquisas por meio do próprio TikTok;
  3. Tente vincular a sua empresa à imagem de algum influenciador, cuja atuação concorde com o produto fabricado ou serviço oferecido;
  4. Uma ótima opção para a indústria no TikTok também é utilizar os Leads Ads – que são os anúncios transmitidos na rede. Esse meio é ótimo para alcançar clientes e impulsionar as vendas, pois a ferramenta faz a captação de Leads dentro da própria plataforma – ideal para manter o seguidor no foco da pesquisa de compra.

Utilizar o TikTok ou qualquer outra rede social em uma indústria depende de um bom planejamento de comunicação, e a comunicação faz parte da cultura de uma empresa.

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