Diante dos reflexos de uma persistente crise financeira, atrair investidores para a indústria parece uma missão quase impossível para a maioria dos gestores indústrias. A boa notícia, no entanto, é que a economia é cíclica, e o Brasil já começa a dar sinais de recuperação, tornando mais viável a busca por investimentos, sobretudo quando feita com planejamento e dedicação.

Cabe ao empresário, portanto, tentar deixar sua indústria mais atrativa, em termos de geração de recursos e de perspectiva de futuro, a partir da reestruturação de seus projetos de gestão e de um trabalho de melhoria contínuo. “O gestor deve buscar produzir de maneira diferente e com um custo menor, tentando atuar em outros mercados e mostrando ao investidor sua predisposição em ‘dar a volta por cima’ e gerar bom lucro, mesmo em tempos de crise”, ressalta Mauricio Colombari, sócio da PwC Brasil.

Além disso, precisa, também, ter consciência ao fazer investimentos seletivos em áreas específicas da empresa, como, por exemplo, na tecnologia, se modernizando rumo à Manufatura Avançada, e no capital humano, valorizando os profissionais que trabalham na companhia e criando novos produtos que atendam às necessidades não só de seus consumidores, mas também do novo momento da economia, já que ter um planejamento de gestão, com metas bem definidas e objetivos compatíveis com o momento econômico atual, também é fundamental para atrair investimento.

Em geral, as empresas precisam mostrar que têm um produto promissor. “Elas acabam se destacando quando, em um cenário de crise, se reinventam e se sobressaem. Além disso, ter um bom nível de governança, ou pelo menos, uma boa noção da gestão do negócio ajuda a atrair investidores”, afirma Thiago Brehmer, sócio da consultoria Grant Thornton.

E se o investidor externo for muito importante para o andamento do negócio, além de fazer um mapeamento buscando quem no mercado internacional pode se interessar em investir, também é possível encontrá-los em meetups – competições de planos de negócios – e até conversando com amigos e conhecidos, fazendo o famoso networking.