Economia

Aumento na produção de petróleo e gás no pré-sal pode subir em 5% o faturamento da indústria

A produção de petróleo e gás natural no pré-sal aumentou 50% em abril deste ano, em comparação com o mesmo período de 2016, chegando a 1,5 milhão de barris de óleo equivalente por dia, de acordo com dados divulgados pela Petrobras. O aumento foi motivado, principalmente, pela entrada em produção das plataformas Cidade de Saquarema e Cidade de Caraguatatuba, assim como pelo desempenho registrado nas plataformas Cidade de Maricá, Cidade de Paraty e Cidade de Itaguaí.

Os números positivos do setor têm gerado uma expectativa positiva nos fornecedores de máquinas e ferramentas. Conforme dados da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), a previsão é de alta de 5% no faturamento da indústria. “Além do cenário animador, a associação fechou, recentemente, uma parceria com o Banco do Brasil para fortalecer a cadeia de fornecimento para a produção de petróleo e gás, o que abre ainda mais as oportunidades para as empresas fornecedoras de máquinas e ferramentas”, ressalta Roberto Oliveira, engenheiro industrial do Senac/SP. Isso porque as produtoras de petróleo e gás contarão com linhas de crédito para aquisição de maquinário.

A produção petróleo e gás no pré-sal

Apesar da crise política e econômica que o Brasil tem enfrentado desde o final de 2015, o mercado de óleo e gás brasileiro continua atraente para os investidores, tanto nacionais quanto estrangeiros. “A oferta permanente de áreas exploratórias é uma das novas medidas inclusas na política de exploração e produção no Brasil. Essa oferta tem como objetivo a conquista de mais investimentos para o País”, afirma o engenheiro industrial.

Conforme afirma o especialista, para driblar os principais desafios no momento da exploração do pré-sal, é necessário um desenvolvimento substancial da capacidade de extração offshore, incluindo o processamento de gás e tecnologias exportadoras, reduzindo as emissões de CO2 para a atmosfera. Além disso, a infraestrutura necessária para o exercício de uma exploração consistente dos recursos do pré-sal exige a união de diversos setores industriais envolvidos.

Quer saber mais sobre as oportunidades abertas pela produção de petróleo e gás na indústria de máquinas e ferramentas? Então continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *