Indústria 4.0 by TOTVS

6 características de máquinas e equipamentos inteligentes

As máquinas inteligentes têm diversas características que as diferem das tradicionais, as tornando mais eficientes e competitivas

As máquinas inteligentes são um dos grandes marcos da Indústria 4.0. Elas apresentam tecnologias inovadoras, capazes de responder a demandas em tempo real e maximizar a eficiência da empresa.

A Chefe do Departamento de Bens de Capital, Mobilidade e Defesa do BNDES, Ana Cristina Rodrigues da Costa, fala sobre a importância destes itens para a Indústria 4.0:

O essencial é que as máquinas estejam preparadas para estar conectadas e integradas aos sistemas operacionais e de manufatura das empresas. Por isso, as máquinas e equipamentos ocupam papel preponderante nesta trajetória de implantação da Indústria 4.0. Mais do que isso, não é possível este caminho sem que as máquinas e equipamentos tenham, não só, a interface digital, mas que possam ser integradas e conectadas.”

Confira, a seguir, as principais características das máquinas inteligentes e quais vantagens elas podem oferecer para a sua indústria.

Características dos equipamentos e máquinas inteligentes

As máquinas inteligentes têm diversas características que as diferem das tradicionais, as tornando mais eficientes e competitivas:

1 – Autonomia

Uma das principais características das máquinas e equipamentos inteligentes é a sua autonomia. Elas são capazes não apenas de operar de forma autônoma, sem o auxílio ou supervisão humana, mas, também, de analisar tarefas e tomar decisões por sua inteligência e conectividade – utilizando dados coletados por ela mesma por meio de sensores ou puxados da nuvem para ponderar a melhor resposta às suas demandas.

2 – Inteligência

As máquinas já têm a capacidade de aprender com as suas experiências, coletando dados de atividades realizadas para aumentar a eficiência de suas tarefas futuras, podendo até mesmo antecipar eventos e se preparar para eles.

3 – Segurança

A segurança dos trabalhadores é sempre um aspecto de grande importância na indústria. As máquinas inteligentes são capazes de garantir esta questão realizando tarefas perigosas ou insalubres no lugar dos operadores, que coordenam a operação de um local seguro.

A tecnologia envolvida já é capaz de oferecer máquinas e equipamentos inteligentes que podem trabalhar lado a lado com os trabalhadores sem oferecer riscos de acidentes, utilizando sensores para proteger seus colaboradores.

4 – Conectividade

A inclusão do mundo digital na indústria permite que as máquinas se comuniquem entre si e com sistemas, realizando o compartilhamento de dados e planos de produção de forma integrada para os operadores. Assim, é possível acompanhar a produção com os dados obtidos em tempo real pelos sensores das máquinas e realizar diagnósticos de problemas à distância, evitando falhas e a parada de ciclo.

5 – Eficiência

O acesso facilitado aos dados e à comunicação da máquina com os operadores e outros elementos da sua linha de produção, juntamente com sua capacidade de aprendizado e autonomia de decisões, faz com que ela seja capaz de produzir de maneira mais rápida e eficiente. Dessa forma, é possível evitar erros passados e flexibilizar a linha de produção.

6 – Flexibilidade

A busca pelo design flexível e a utilização da modularidade são características das máquinas inteligentes, facilitando a sua incorporação às indústrias e as tornando bastante competitivas.

Quais são as vantagens que esse maquinário representa?

A tecnologia envolvida nas máquinas inteligentes é capaz não apenas de aumentar a eficiência da produção da indústria, mas também de evitar erros e falhas, diminuir o tempo de produção, reduzir desperdício de materiais, comunicar problemas e a necessidade de reposição do estoque, garantir a segurança dos operadores, entre outras possibilidades.

Na prática, isso se traduz em retorno financeiro para a empresa, seja pela maximização da linha de produção, redução de gastos com materiais e falhas ou eficiência promovida pela facilidade na comunicação interna e externa. Essas vantagens fazem das máquinas inteligentes ativos de grande importância para empresas de todos os portes, para que sejam capazes de manter a sua competitividade frente ao mercado.

“Haverá um enorme espaço para modernização das máquinas já existentes (implantação de sensores, de hardware etc) e uma oportunidade para que os fabricantes de bens de capital forneçam bens mais sofisticados e preparados para esta nova realidade, na qual o grande volume de informações e dados gerados precisam ser tratados por ferramentas analíticas não convencionais”, conclui Costa.

Você já está familiarizado com a utilização de equipamentos e máquinas inteligentes? Como enxerga essa tecnologia aplicada na sua empresa? Deixe o seu comentário. 

Totvs_voz da industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *