A Voz da Indústria faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como saber o Nível de Maturidade Digital da minha indústria?

maturidade digital - VDI Brasil.png
A busca incessante pela Indústria 4.0, não só no Brasil, mas em todo mundo têm sido o tema da década. Mas como saber e acompanhar o nível de maturidade digital da indústria?

A busca incessante pela Indústria 4.0, não só no Brasil, mas em todo mundo têm sido, sem dúvidas, o tema da década e que certamente ainda se perpetuará por muito mais tempo.

O motivo é simples: a implementação da quarta revolução industrial e todas as suas tecnologias habilitadoras, como Artificial Intelligence, Machine Learning, Big Data, entre outras, faz com que as empresas aumentem drasticamente o nível de produtividade e eficiência, além de redução de gastos e erros. Mas promover a integração vertical e horizontal vai além de tecnologia e inclui toda a estrutura dos recursos técnicos, sistemas da informação, estrutura organizacional, e da cultura empresarial.

O principal objetivo é transformar a empresa em um sistema capaz de se adaptar e aprender, de forma ágil e contínua, em um ambiente caracterizado pela constante mudança, devido aos requisitos e necessidades dos clientes por produtos customizados, e pela dinâmica de mercado globalizado.

Portanto é essencial que as empresas desenvolvam suas estratégias de implementação prática da Indústria 4.0, adequadas e alinhadas as necessidades e objetivos específicos de seu próprio negócio, a curto, médio e longo prazo

Essas informações e a identificação dos sistemas e tecnologias implementados permitem reconhecer o cenário específico da empresa e quais objetivos ela almeja alcançar, para então identificar os benefícios desejados (ou seja, qual grau de maturidade da Indústria 4.0 que se espera alcançar), quais as capacidades atuais e quais as ausentes e com isso analisar quais os gaps ou diferenças que existem entre as capacidades atuais e as esperadas no futuro.

Como pode-se perceber, um dos primeiros passos para essa transformação se desenvolver de forma bem-sucedida, é mapear o nível de maturidade da empresa, que irá apoiar o desenvolvimento de uma estratégia ou roteiro de implementação futuro da Indústria 4.0.

Mas como realizar esse mapeamento? E como definir exatamente o nível de maturidade digital da minha empresa?

O Centro de Maturidade 4.0 da universidade de Aachen, uma das mais conceituadas da Alemanha, desenvolveu, junto com a Acatech, criadora do conceito Indústria 4.0 e conhecida como Academia de Ciência e Engenharia Alemã, uma ferramenta de Diagnóstico de Nível de Maturidade Digital, chamado Maturity Scan.

Divulgação - VDI Brasilacompanhamento de maturidade digital - VDI.png

VDI 4000": Maturity Scan

A VDI-Brasil, Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, atua como front-office do Centro de Aachen na distribuição do Maturity Scan no Brasil. Empresas como Bosch, Evonik, Nestlé, além de Pequenas e Médias Empresas, entre outras, já aderiram ao projeto e tiveram seus resultados recebidos.

O Diagnóstico consiste em 77 perguntas que envolvem as áreas de produção, manutenção, supply chain, operações, qualidade e alta gestão. Resultando em um report completo com direito a reunião de feedback com o Centro de Aachen e a VDI-Brasil.

Para mais informações: [email protected]

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar