Gestão

Como calcular o turnover (rotatividade) da sua indústria?

Neste momento de pós-crise, é fundamental que as indústrias revejam planejamentos e estratégias para melhorar o desempenho, a eficiência e os resultados por meio de uma variável em comum: o capital humano. Afinal, é com o trabalho e o apoio dos funcionários que a retomada se torna possível.

Mas e quando a empresa possui alta rotatividade de colaboradores, como a retomada pode ser possível? Pensando nisso, separamos, a seguir, algumas dicas importantes sobre como calcular o turnover  neste ano de 2018.

O que é turnover?

Turnover, ou rotatividade de funcionários, diz respeito ao movimento de substituição de trabalhadores – ou seja, é a rotatividade das pessoas dentro de determinada empresa.

Perder funcionários acaba sendo um grande problema para a indústria, que fica sem o talento e a experiência do colaborador, podendo enfrentar, inclusive, a queda de produtividade e ainda arcar com custos de recrutamento, seleção e demissão do funcionário, como esclarece Dri Barbosa, CEO e Fundadora da Vaipe, plataforma de pesquisa de clima e engajamento de colaboradores.

“Indicadores de gente e de gestão são fundamentais para mapear o perfil da empresa. No caso do turnover, por exemplo, é possível entender o quanto se gasta com cada colaborador que deixa a companhia. De acordo com o levantamento do Huffingtonpost, a perda de um funcionário pode custar à empresa até 213% do valor de seu salário”, revela a especialista.

Como calcular o turnover?

Para calcular o turnover, é possível aplicar uma fórmula bem simples. Por exemplo, em um primeiro momento, você pode apenas querer saber o turnover geral da sua empresa, índice que se obtém a partir da divisão do número total de desligados pelo de funcionários em atividade. Mas é possível verificar, ainda, o turnover segmentado por departamento, unidade produtiva, etc.

Dicas para reduzir sua taxa de turnover

Uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half demonstrou que, enquanto no mundo todo o turnover de funcionários cresceu em 38% das empresas, no Brasil, ele foi contabilizado em 82% das organizações.

Em terras brasileiras, os principais motivos que levaram a essa alta rotatividade foram: remuneração baixa e falta de reconhecimento (33%), desmotivação do funcionário (30%), preocupação com o futuro da empresa (29%) e baixo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (26%).

Portanto, para reduzir o turnover em sua indústria, é preciso atuar para neutralizar esses fatores de risco, como recomenda Barbosa. “Adotamos como boa prática o monitoramento dos dados de time e a criação de um perfil: desde o processo de contratação estruturado até o momento da entrevista de desligamento.”

Além disso, é importante dar voz para sua equipe. Conforme pesquisa realizada pela Dale Carnegie Training, cerca de 80% dos participantes afirmaram ser fundamental para sua satisfação que seu líder ouça suas ideias.

Outra dica bastante eficaz é criar uma perspectiva de crescimento e desenvolvimento por meio da adoção do recrutamento interno, isto é, o preenchimento de vagas internamente antes de anunciá-las externamente no mercado. Há indícios de que empresas com baixo índice de turnover têm em suas políticas de RH o recrutamento interno – na Scania, por exemplo, cerca de 90% das oportunidades são fechadas nessa modalidade e seus pedidos de desligamento não passam de 2% ao ano.

E, se depois de calcular o turnover você viu que a rotatividade em sua empresa está alta, para entender com mais precisão os motivos específicos, é possível realizar uma pesquisa de clima. Por meio dela, os funcionários apontam quais são os pontos que estão causando insatisfação e o interesse por se desligar de sua empresa.

Por fim, uma boa prática para reduzir a rotatividade é fornecer feedback com regularidade. Ter uma linha de diálogo aberta entre líderes e funcionários gera um efeito bastante positivo no clima e na motivação das equipes. De acordo com dados da Socialcast, o feedback regular gera redução de 14,9% nas taxas de rotatividade das empresas.

Você tem o hábito de calcular o turnover da sua indústria? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e confira outras dicas para reduzir a rotatividade de seus funcionários.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *