• A Voz da Indústria is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Como implementar a automação na sua indústria

Se você é líder de uma indústria buscando implementar a automação de processos na sua organização, é importante ter em mente que isso requer uma jornada de transformação digital. Olhe para a automação como uma iniciativa estratégica de negócio e não como uma simples forma de melhorar um determinado departamento.

Além disso, não se trata apenas de automatizar todos os seus processos. A automação industrial não significa que todos os níveis sejam automatizados. É importante encontrar os processos corretos e aplicar a automação criteriosamente com base no retorno do investimento esperado.

Trabalhe com a equipe de TI e vários departamentos de sua organização para criar um roteiro de como será o processo de implantação. Assim, será possível definir as principais métricas de desempenho e medir cada processo a ser automatizado. Isso demanda, naturalmente, investimento de tempo e dinheiro, e requer muitos recursos humanos para substituir ou redesenhar um chão de fábrica. É por isso que é mais seguro começar pequeno ao implementar a automação.

Escolha um processo ou uma etapa específica para automatizar por vez. Isso permite que você adquira experiência trabalhando ao lado de tais equipamentos, o que ajuda a todos a alcançarem um nível de desempenho ideal.

Identifique e trabalhe com os provedores de soluções que mais atendem às suas necessidades de negócios. Quando você compra máquinas de automação – especialmente aquelas baseadas em montagem -, você não entra em uma loja e escolhe um produto completo. Você precisará adaptar as opções de equipamentos para a operação regular da sua fábrica. Diferentes peças de montagem
são ideais para determinadas situações, então, será necessário fazer alguma pesquisa antes de escolher um novo equipamento.

À medida que você e sua força de trabalho se expandem para entender melhor a configuração da automação, você pode começar a expandir e lentamente implementar mais processos e ferramentas. Existem vários tipos de softwares e hardwares, e isso significa que todos eles vêm com recursos, peças e usos exclusivos. Veja o que você está fazendo atualmente em sua fábrica e escolha sistemas que se alinhem com essa funcionalidade e com sua realidade.

O planejamento é essencial, pois, a implementação sempre será um processo composto por várias etapas, o que significa que você e sua equipe de trabalho devem estar sempre prontos. “Os sistemas automatizados podem se adaptar facilmente a essas mudanças e eliminar riscos. Com fluxos de trabalho atualizados, os operários podem seguir facilmente os processos e as atividades predeterminadas”, afirma o coordenador da pós-graduação em Manufatura Avançada da PUCPR, Anderson Luis Szeijka.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *