Gestão, Inovação

Confira 5 resultados da Manufatura Avançada para as indústrias

Como você sabe, a Manufatura Avançada (Indústria 4.0) é um agente de transformação de grande abrangência e capilaridade, que veio para influenciar todos os segmentos industriais. “Com ela, vamos assistir novos modelos de negócio surgirem e muitos se tornarem obsoletos em um curto espaço de tempo”, declara Paulo Roberto dos Santos, sócio-diretor da ZorfaTec Consultoria em Inovação.

E quando o assunto são os resultados proporcionados por esta nova forma de produzir, vale a pena destacar cinco, que são bastante significativos e envolvem todos os setores de uma indústria. Confira:

Fluxo contínuo de informação

A tecnologia traz resultados bastante significativos para a indústria. Isso porque o alto nível tecnológico permite que haja um fluxo de informação em toda a cadeia de valor, que se inicia nas especificações criadas pelo cliente e são transmitidas ao longo do processo produtivo até chegar novamente ao cliente. Essa integração é considerada horizontal. Além dela, há a integração vertical, na qual é possível integrar dados do chão de fábrica com sistemas de gestão da empresa, possibilitando transparência para a tomada de decisão e gerando ótimos resultados.

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade está relacionado à eficiência dos processos, ou seja, às informações que são transmitidas com precisão em todas as operações, possibilitando que os insumos sejam aplicados no momento demandado, assim como o envolvimento dos demais recursos, de forma que todo o fluxo seja balanceado e mais efetivo. Estima-se que os ganhos de produtividade com a Manufatura Avançada (Indústria 4.0) sejam em torno de 25%.

Redução de custos

O aumento da produtividade vem acompanhado pela redução de gastos, tendo em vista que é possível fazer mais em um espaço menor de tempo, já que erros ao longo do processo produtivo não costumam ocorrer.

Essa redução também está ligada ao consumo de energia, que é 20% menor, devido ao uso racional dos equipamentos e de seu monitoramento, assimo como à melhor gestão dos meios de produção.

Manutenções programadas

Com um processo de informação minuto a minuto – e  que pode ser monitorado de qualquer lugar por parte do gestor b –, é possível prever problemas que possam acontecer com o maquinário. Afinal, o gerenciamento é feito com o apoio da inteligência artificial, alcançando a chamada “manutenção prescritiva” e gerando reduções na ordem de 25%.

Qualidade no processo produtivo

Todos os fatores citados acima acabam levando a uma melhor qualidade no produto final, que passa por processos monitorados minuto a minuto, com o mínimo de erro e altamente qualificados com o uso de tecnologia de ponta.

Você já conhecia os resultados proporcionados pela Manufatura Avançada (Indústria 4.0)? Compartilhe sua experiência conosco no campo de comentários abaixo e  até a próxima. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *