Gestão, Inovação

Confira os benefícios da Manufatura Avançada para a área de soldagem

A Manufatura Avançada (Indústria 4.0) também é uma das grandes facilitadoras do avanço da área de soldagem por meio da robótica, que é capaz de dar mais qualidade ao processo de montagem das peças produzidas.

“Muitas vezes, o robô serve como um pseudocontrole de qualidade, pois quando a peça não está dentro dos parâmetros programados, o equipamento não consegue soldar, indicando que houve falha no processo anterior de corte ou dobra”, destaca , Jeferson Fochesatto, sócio da Powermig.

Fabio Tiburi, diretor operacional da Sumig, dá outro exemplo sobre o funcionamento prático da Manufatura Avançada na soldagem.

“Um robô de solda na Indústria 3.0 faz a solda da peça normal. Na Manufatura Avançada, ele solicita à dobradeira que modifique a fabricação da peça para que ela solde melhor, sem intervenção humana. É a máquina conversando com a máquina”, pontua.

Dessa forma, a soldagem robotizada oferece consistência e repetibilidade, atributos que levam a significantes melhorias de produtividade e que impacta diretamente na qualidade final das peças soldadas.

Os sistemas robotizados na soldagem também diminuem os custos de produção por reduzirem o desperdício de material e os gastos com mão de obra operacional.

“Eles têm a capacidade de fazer soldas idênticas, garantindo a repetibilidade com pouca supervisão, eliminando problemas de excesso de solda e os custos com o desperdício de material gerados nos processos convencionais”, enfatiza Fochesatto.

Além da conversa entre máquinas, há outro aspecto bastante importante nesse novo jeito de soldar. “Todos os dados de corrente e tensão de soldagem, tempo e quem fez o processo ficam disponíveis para a empresa praticamente em tempo real e sem a necessidade de o gestor ter que solicitar relatórios de produção. É um ganho na velocidade e na qualificação dos procedimentos internos”, comenta Tiburi.

A Manufatura Avançada na soldagem permite, ainda, o monitoramento remoto do equipamento, podendo o gestor, mesmo a uma longa distância, saber todo o processo envolvido na fabricação da peça, incluindo quem está operando a máquina – e  tudo fica disponível para um controle de qualidade futuro.

Cabe destacar, também, que esses benefícios podem ser alcançados tanto por empresas de pequeno quanto de grande porte, pois, mesmo uma única célula robotizada, já potencializa a capacidade de produção e gera mais faturamento e lucro.

Quer saber mais sobre os benefícios da Manufatura Avançada na soldagem? Deixe sua mensagem no campo de  comentários abaixo e continue acompanhando o nosso canal de conteúdo. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *