Indústria 4.0 by TOTVS

Reduza custos na indústria com a acuracidade do estoque

A gestão do estoque na indústria é uma atividade vital para o funcionamento e a lucratividade do negócio, afinal, ela impacta diretamente nos processos de compra, venda e logística.

Um estoque otimizado é aquele em que não há falta de produtos e, consequentemente, não implica em atrasos de entregas de pedidos. Ao mesmo tempo, ele não favorece o acúmulo de itens parados – ponto que se não for cuidado tende a aumentar os índices de depreciação e colaborar para elevar os custos de armazenamento.

No entanto, garantir a acuracidade, ou seja, a exatidão das informações do estoque na indústria é uma tarefa bastante complexa. Não é à toa que muitas empresas falham justamente nesse ponto, acarretando em perda de competitividade para o negócio.

Continue com a leitura desse artigo e entenda melhor a importância da acuracidade no estoque, bem como as atividades que podem ser adotadas para garantir esse patamar tão vital.

A importância da acuracidade do estoque na indústria

A acuracidade do estoque é um indicador da confiabilidade das informações presentes no sistema de controle da indústria, como um ERP.

Como nesse controle está a contagem dos itens disponíveis, a acuracidade informa o percentual de confiança do estoque. Assim, o acompanhamento do indicador permite analisar e melhorar a precisão das informações, minimizando os riscos envolvidos no estoque.

Como melhorar a acuracidade

Existem algumas maneiras de mensurar e garantir a acuracidade do estoque. Uma delas é a Jornada da Acuracidade dos Estoques, em que são realizadas contagens diárias para acompanhar o índice e identificar desvios. Com isso, a metodologia atua na prevenção de falhas com base no aprendizado contínuo.

Para implementá-la, é preciso seguir as seguintes etapas:

1 – Aprendizado

No aprendizado, se envolvem as equipes que trabalham diretamente no estoque e a direção da empresa. Aqui, é definido um plano de ação para reverter os principais gargalos e aplicado um treinamento naqueles que serão envolvidos no projeto.

Também é realizada a seleção dos itens, que são contados por amostragem. Depois, são traçados os horários, equipes e demais aspectos do procedimento de contagem do estoque na indústria.

2 – Contagem por amostragem

A contagem por amostragem tem como objetivo contar os mesmos itens todos os dias, assim, é possível identificar e corrigir os erros no processo.

Em outras palavras, quando se identifica que a contagem de um item está com saldo errado, a equipe deve analisar em qual etapa do processo esse erro aconteceu nas últimas 24 horas. Assim, fica mais fácil de entender onde estão os gargalos.

Essa etapa também é importante para aperfeiçoar a própria contagem, bem como identificar a necessidade de novos treinamentos ou melhorar o sistema de controle do estoque na indústria.

Assim que a acuracidade da contagem atingir o 100%, está no momento de passar para a terceira etapa.

3 – Contagem cíclicas

Esse é o momento em que, realmente, começa o inventário aleatório e que vai garantir a acuracidade dos estoques. Aqui, muitos dos erros nos processos já foram corrigidos. Então, é possível partir para um inventário de todos os itens.

É importante que os resultados sejam verificados diariamente e inseridos em um sistema para manter o índice de acuracidade acima de 95%.

Para ter sucesso, é fundamental que o projeto tenha o envolvimento da direção da empresa. Assim, o indicador é acompanhado de perto e é possível cobrar os responsáveis pelo estoque por melhorias.

Além disso, contar com um sistema como o ERP TOTVS ajuda a fazer o registro e o acompanhamento adequado de cada movimentação de estoque. Dessa forma, o trabalho se torna menos manual e fica mais fácil de garantir a acuracidade do estoque na indústria, bem como ter acesso a informações que apontem erros e ajudem na tomada de decisões.

E na sua indústria, como é tratada a acuracidade do estoque? Escreva nos comentários e até a próxima. 

Totvs_voz da industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *